MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARNALDO ARTILHEIRO


O nome completo de Arnaldo Artilheiro é Arnaldo Walmory Artilheiro. Ele nasceu na capital paulista, em 22 de abril de 1939. Desde criança começou a praticar judô, no qual se destacou mais tarde, tendo dado aulas e participado de campeonatos.

Trabalhou , porém, em outras áreas, tendo sido até corretor de imóveis.

Sua família era amiga da atriz Neuza Amaral e assim Arnaldo foi levado à TV Record. Ali ele começou como assistente de camera-man, tendo passado depois a câmera e depois a diretor de TV.

Depois de sair da Record, passou por várias outras emissoras. Esteve na TV Cultura,de São Paulo; TV Rádio Clube, do Recife e TV Paranaense, de Curitiba. Foi então para o Rio de Janeiro, e entrou na TV Rio. Chegou a função de assistente, quando o diretor artístico era Walter Clark.

Em 1965, passou para a TV Globo, junto com Walter Clark. Foi enviado para São Paulo, quando ainda existia a TV Paulista, já da TV Globo. Arnaldo Artilheiro, depois de um tempo , saiu da emissora. Mas voltou em 1966, para coordenar o “Telectch Montilla”, lutas livres lançadas para aumentarem a audiência da emissora. Foi quando foi lançado o Ted Boy Marino.

Arnaldo Artilheiro passou à Divisão de esportes, e participou do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e de partidas de futebol. Ficou ainda diretor de estúdio da “Grande Resenha Facit”, mesa redonda de futebol.

Nos anos 70, Arnaldo passou a dirigir programas de shows e entretenimento. Em 72, ao lado de Mário Lúcio Vaz, dirigiu o “ Globo de Ouro- A Super Parada Mensal”, que depois virou: “ Globo de Ouro”. Era um ranking das dez músicas mais tocadas no mês. Arnaldo dirigiu também o festival: “ Abertura”, em 1975. Também dirigiu o “ Programa Haroldo de Andrade”, com gincanas, entrevistas, etc. Ainda trabalhou no “ Fantástico”. Acompanhou as mudanças tecnológicas, como a vinda da cor, e os episódios trágicos, como os incêndios, que atingiram até a TV Globo, onde ele trabalhava. E ele ajudou a salvar as fitas de VT.

Depois trabalhou no Departamento de Operações e Tráfico. N os anos 90, criou a Assessoria Nacional de Eventos Promocionais- ANEP, ao lado de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que era Vice-presidente de Operações.

Depois disso, Arnaldo Artilheiro se aposentou.

Ele era pai de Rodrigo Artilheiro, hexacampeão brasileiro de Luta Olímpica e faixa preta de judô.

Arnaldo Artilheiro faleceu, em 30 de junho de 2009, aos 70 anos, vítima de um AVC fulminante.

 

por Vida Alves

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação