MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARMINDA FALCÃO


Arminda Falcão nasceu em Portugal, na cidade de Coimbra, em 14 de dezembro de 1900. E faleceu em São Paulo, capital, em 29 de dezembro de 1974. Era portuguesa, mas amava o Brasil, onde morou por muitos anos. Era cantora. Atuava em rádio, na televisão e também fez um filme.

Sua vida:

Veio para o Brasil com sua mãe, em 1906. Ela era pequenina. Sua mãe se chamava Julieta Falcão e o pai já estava morando aqui. E eles tinham três filhas: Arminda, Alice e Judith .

Arminda, em 1920, com 20 anos exatos, casou-se como advogado Floriano Waldeck e eles foram morar no Rio de Janeiro.Tiveram dois filhos; Antônio Lúcio e Sérgio. O casamento de Arminda, porém, durou só sete anos. E depois disso, ao separar-se, ela foi morar em São Paulo, cidade onde ainda residiam seus familiares. Logo procurou emprego. Foi ser bilheteira no Cine Rosário, que ficava no Prédio Martinelli, na rua São Bento.

E Arminda começou a gostar de assistir filmes musicais e a cantar as músicas que ouvia. Aprendia-as todas , assim como , sempre que podia, comprava discos, para também aprender as canções. Foi, portanto, uma cantora inteiramente autodidata.

Arminda Falcão começou a cantar em programas avulsos de emissoras de rádio e todos concluíram que ela tinha uma linda voz. Em 1934, o professor e guitarrista português João Fernandes a ouviu e a levou para cantar no programa de músicas portuguesas, que se chamava; “ Horas Portuguesas”, na Rádio Educadora Paulista.

Arminda Falcão cantou nas rádios: Educadora, Record e Tupi, onde foi contratada e ficou de 1942 a 1957.

A cantora procurava sempre aprimorar-se e ia muito a óperas, operetas

e levava os filhos. Música para ela era coisa séria. Também começou a compor. Gravou: “ Alegres Raparigas”, de sua autoria, em 1945, e a música teve tanta recepção em Portugal, que foi premiada na cidade do Porto, e tocada nas festas de São João.

Ela cantava no “ Clube Português”, na “ Igreja Nossa Senhora de Fátima”, nas festas da “ Portuguesa de Desportos”, acompanhada pelo professor João Fernandes, por Silva Junior e pelo Conjunto Guarani. Cantava ainda na “Adega do Douro”, no Solar da Alegria, na Adega da Mouraria, na Marialva, e outros tantos lugares..

Arminda Falcão também atuou no filme: “ Quase no Céu”, de Oduvaldo Vianna, feito em 1949, onde participaram atores importantes das Associadas, como Lia de Aguiar, Vida Alves, Homero Silva, Osny Silva, Lolita Rodrigues e outros.

A irmã de Arminda, Alice Silva, também cantava e ambas gravaram vários discos de 78 rotações, entre os anos de 1948 e 1953. Gravaram 13 discos., sendo um LP, que se chamou: “ Sucessos de Arminda Falcão”.

Seu filho Sérgio Falcão também se dedicou à música. Era compositor de músicas de sucesso.

Arminda Falcão não fumava, não bebia, vivia uma vida boa, mas uma desgraça se abateu sobre ela: seu filho Antônio Lúcio veio a falecer e isso a deprimiu muito. Até adoeceu, pelo drama inesperado.

Sua morte:

Arminda Falcão faleceu em São Paulo, em 29 de dezembro de 1974. Estava com 74 anos. Todos choraram sua morte.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação