MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARMANDO GONZAGA


Armando Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro, quando a cidade era a capital do Império, em 20 de janeiro de 1884.

Ele foi jornalista e teatrólogo. Como jornalista, foi revisor do Diário Oficial, do Correio da Manhã e do Jornal do Comércio. Foi repórter, redator, colaborador e correspondente de vários jornais e revistas. Exerceu por longo tempo sua atividade no Senado Federal, como cronista parlamentar. Foi sócio conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa – A.B.I. , onde ingressou em abril de 1913.

Como teatrólogo retratou a sociedade da época, em particular a pequena burguesia, com suas comédias de costumes e tipos humanos. Conquistou o público pela grande comicidade de suas peças, escritas com fina ironia e leves traços satíricos.

Em 1920, entrou para a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT, onde era membro do seu Conselho Deliberativo, e ocupou diversos cargos de direção, inclusive o de Presidente. 

Escreveu “O Ministro do Supremo”; “O Amigo da Paz” e “Cala a Boca Etelvina“, peça de muito sucesso que no inicio dos anos 1960 foi levada para o Cinema, com Dercy Gonçalves no papel principal.

Além de teatrólogo e jornalista, traduziu vários textos de autores estrangeiros para os palcos brasileiros. 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação