MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARMANDO BOGUS


Armando Assad Bogus nasceu em 19 de abril de 1930, em São Paulo.

Começou sua carreira artística fazendo Teatro em 1954 na peça “Chapéu de Palha da Itália“, e no mesmo ano, “Esses Fantasmas”. Atuou ainda em “Moral em Concordata”; “A Compadecida”; “Pic-Nic”; “Os Jograis de São Paulo”; “A Megera Domada”; “Oh! Que Delícia de Guerra”; “Hair”; “Marat Sade”; “El Grande de Coca Cola” e “Bonifácio Bilhões”.

No Cinema ele estreou em “Macumba em Alta“, em 1958, e depois atuou também em “Moral em Concordata”; “Anuska, Manequim e Mulher”; “Parafernália, o Dia da Caça”; “A Compadecida”; “Doramundo”; “J.J.J. , o Amigo do Super Homem”; “O Cortiço”; “Paula, a História de uma Subversiva”; “Por Um Corpo de Mulher” e “Os Campeões”.

Em 1963, a TV Excelsior que surgia, começou a recrutar atores. Armando Bogus procurou a emissora e Dulce Santucci, a novelista, gostou dele. Ele fez então “As Solteiras”; “A Outra Face de Anita”; “O Pintor e a Florista” e “Almas de Pedra”. E foi então escalado para “Redenção”, novela que fez tanto sucesso e que ficou dois anos no ar. Era escrita por Raimundo Lopes e dirigida por Waldemar de Moraes. Bogus fez ainda “Legião dos Esquecidos”e “Sangue do Meu Sangue“. Mas aí a TV Excelsior foi à falência e fechou suas portas.

Bogus então foi para a TV Globo no início dos anos 1970, e nessa emissora fez inúmeros trabalhos. Apareceu em “A Próxima Atração”; “Vila Sésamo”; “Gabriela”; “O Casarão”; “Sem Lenço, Sem Documento”; “Pecado Rasgado”; “Marron Glassê”; “Chega Mais”; “Coração Alado”; “Ciranda de Pedra”; “Sétimo Sentido”; “Final Feliz”; “Champagne”; “Meu Destino É Pecar”; “Partido Alto”; “O Tempo e o Vento”; “Roque Santeiro”; “Bambolê”; “Bebê a Bordo”; “Tieta”; “Meu Bem, Meu Mal”; “Pedra Sobre Pedra” e a minissérie “Sex Appeal”.

Armando Bogus atuou na Rede Globo de Televisão por mais de 20 anos, ganhou fama nacional e se tornou um dos principais atores da emisora. Ele foi casado por 12 anos com a atriz Irina Grecco, com quem teve o filho Marco Antonio.

Infelizmente, foi acometido de uma doença grave, a leucemia, e veio a falecer em 2 de maio de 1993, na capital paulista, aos 63 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação