MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARLINDO BARRETO


Arlindo Barreto é um ator brasileiro, que se tornou famoso, ao encarnar a figura do palhaço Bozo, por muitos anos. Ele é filho da grande apresentadora brasileira, já falecida, Márcia de Windsor. Ele nasceu em 19 de maio de 1953. Arlindo foi bastante eclético em suas atuações. Fez televisão, cinema, foi também diretor de filmes e fez também circo. Mas sua atuação mais famosa, foi a do palhaço Bozo, um dos personagens mais conhecidos do mundo.

Em televisão, Arlindo Barreto atuou em várias novelas. Trabalhou na TV Globo e na TV Bandeirantes. Fez as novelas “Maria Maria”, “Gina”, Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “Cara a Cara”, “Dulcinéia Vai à Guerra”, “Os Imigrantes”.

Em cinema, fez 18 filmes, participando em vários por ano. Em 1979, fez “Vamos Cantar Disco Baby”, “As Borboletas Também Amam”, “A Intrusa”, “E Agora José?”. Em 1980, fez “O Império das Taras”, “O Inseto do Amor”, “Palácio de Vênus”, “Corpo Devasso”, “A Noite das Taras”. Em 81 esteve em “Me Deixa de Quatro”, ” Delírios Eróticos”, A Insaciável – Tormentos da Carne”, “Anarquia Sexxual”. Em 82 fez mais “Mulheres Liberadas”, “Sexo às Avessas”, “A Primeira Noite de Um Adolescente”, “A Fábrica das Camisinhas”. Em 83, Arlindo Barreto dirigiu o filme “O Escândalo na Sociedade”.

Arlindo Barreto também fez muita coisa em teatro. Atuou em “Morte e Vida Severina”, “Longa Jornada Noite à Dentro”, “O Jardim Das Borboletas”, “Electra”, “Superman”, “As Histórias Que Nossas Avós Não Contavam”.

Ele foi ainda muito premiado. Recebeu prêmios como ator e diretor de teatro. como ator de cinema, ganhou 5 Troféus Imprensa, mas sobretudo o mais importante, foi que foi Vencedor de 3 Discos de Ouro, pela venda do disco “O Maior Palhaço do Mundo”. Ele foi também diretor do Circo Vostok. Para isso aprendeu a voar no trapézio, a andar no arame, a andar no globo da morte. Foi graças a tudo isso, que foi escolhido pela empresa americana dona dos direitos autorais de Bozo, como seu interprete no Brasil.

O personagem Bozo ganhou 5 Troféus Imprensa, 3 Discos de Ouro, uma medalha de Paz da UNESCO. Arlindo Barreto foi nomeado pela ONU, como Embaixador da Boa Vontade. Ganhou ainda o Colar da Caridade da Polônia e a Comenda de Cavaleiro da Ordem Militar e Hospitalar, por suas atividades junto às comunidades carentes.

Arlindo Barreto atualmente é pastor evangélico e vive nos Estados Unidos. Perdeu o direito de interpretar o Bozo, pois a empresa detentora da marca, não permite que ela seja usada para fins religiosos. Ele então criou um novo personagem Mr. Clow, que faz mágicas, dramatizações quando ele prega o Evangelho. Tem ao seu lado, os filhos David, Stacy e Diego. Ele fundou a Primeira Igreja Batista Brasileira de Orlando, EUA.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação