MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARLETE SALLES


Arlete Salles nasceu na cidade dePau D’Alho, em Pernambuco, em 17 de junho de 1942. Filha do músico LourençoLopes da Silva e da enfermeira Severina Salles Torres, ainda criança mudou-separa a capital Recife. Na adolescência,empregou-se como instrumentadora em umconsultório de odontologia. Mas adorava rádio e ouvia as radionovelasconstantemente, sonhando ser radioatriz algum dia. Aos 15 anos começousua carreira profissional. Foi ser locutora na Rádio Jornal do Comércio doRecife. Muito cedo casou-se com o também ator Lúcio Mauro,e em 1958, jácasada, participou de um grupo de teatro profissional de Pernambuco, naCompanhia Barreto Junior.”A Cegonha se Diverte” foi seuprimeiro trabalho. E que já lhe rendeu o prêmio de Revelação do Ano,como atriz. Com a inauguração da filial da TV Tupi no Recife,em 1960, Arleteentrou para a televisão. Interpretou os mais variados e importantes autores,como Guy de Maupassant, Sommerset Maugham, Tenesse Williams e outros. Em 1963,ela mudou-se com o marido Lúcio Mauro para o Rio de Janeiro. E eles passaram aintegrar o elenco fixo da TV Tupi carioca. A atriz trabalhou no humorísticoA.E.I.O.Urca e em episódios do “Grande Teatro Tupi”. Em 64 , a TVTupi do Rio contratou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e ele criouo programa:”I Love Lúcio”, que era apresentado por Lúcio Mauro eArlete Salles. Mas em 1960 Arlete foi demitida e ficou desempregada, até quefoi chamada para integrar o elenco de:”Sangue e Areia”, em que fazia amãe de Miriam Pérsia, que tinha a mesma idade que ela: 22 anos. Arlete erasubmetida a um grande e carregado trabalho de maquiagem. Em 68, Arlete fez:”A Gata de Vison”; depois “A Ponte dos Suspiros”; e “ARainha Impéria”, que foi sua primeira interpretação marcante. Em 1970,Arlete fez:”Verão Vermelho”;”Assim na Terra como no Céu”;”O Homem que Deve Morrer”; “Selva de Pedra”; “Cavalo deAço”; “O Rebu”; “Bravo”; “O Casarão”;”Duas Vidas”; “A Sucessora”, “Cabocla”. Em 1980,Arlete fez:” Baila Comigo”; “Louco Amor”; “Memórias deum Gigolô”;”Amor com Amor se Paga”; e outras. Arlete Salles eraatriz de inúmeros papeis.

Em 1986, porém,Arlete Salles,deixou a Rede Globo.Foi para a TV Manchete, e ali esteve em : “DonaBeija”.

Logo em 1987, no entanto, Arlete voltou àRede Globo , para participar na novela de Aguinaldo Silva:”O Outro”.Em 89, participou de “Tieta”. Depois fez:”Pedra sobrePedra”; “Fera Ferida”; “Meu Bem Querer”; “Portodos Milagres”;”Lua Cheia de Amor”;”Salsa e Merengue”,novela que lhe rendeu o troféu de Melhor Atriz do Ano, conferido pelaAssociação dos Críticos Teatrais de São Paulo. Em 2002, fez:”Sabor de Paixão”; e em 2005:”Frango com Tudo Dentro”,com muito sucesso, como a dona da Loja de conveniências. Fezdepois:”A Lua me Disse”(2005) e “Pé na Jaca” (2006). Após vários outros trabalhos, esteve no sitcom “Toma Lá Dá Ca”, entre os anos de 2007 à 2009. Em 2011, retorna as novelas, no papel de Vilma, em “Fina Estampa”.

Além de sua grande carreira emtelevisão, Arlete Salles também fez muito teatro e cinema. Seu maior sucessonos palcos , foi com a peça de Miguel Falabella:”A Partilha”.

Atriz de grandes méritos, ArleteSalles é muito querida por seus colegas e por todos os seus inúmeros fãs.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação