MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARIEL COELHO


Ariel da Silva Coelho nasceu na cidade de Curitiba, capital do Paraná, em 10 de janeiro de 1951.

Formou-se como ator, no Curso de Arte Dramática da Fundação Teatro Guaíra, e a estréia nos palcos foi em 1969, no espetáculo “A Semana“, onde interpretava um mímico. Foi integrante do grupo Pessoal do Cabaré, com o qual encenou: “Poleiros de Anjos”, em 1981; “Musical dos Musicais”, em 1982: “Serafim Ponte Grande”, ainda em 1982 e “O Beijo no Asfalto”, em 1984.

No Cinema, ele começou em 1982, em “Índia, a Filha do Sol”, ao lado de Glória Pires. Em 1983, fez “Um Sedutor Fora de Série”, e no ano seguinte esteve em “O Cavalinho Azul”. Em 1985, esteve em  “Brás Cubas”, “Urubus e Papagaios” e “The Emerald Forest” ou “A Floresta das Esmeraldas” (O diretor inglês John Boorman escolheu Ariel Coelho para fazer um padre, que aparecia com destaque, com diálogos e tudo, nesse filme). Em 1986, o ator fez “Por Incrível que Pareça” e “As Sete Vampiras”, e ainda a produção britânica ”Where The River Runs Black”. Em 1988, pode ser visto em “Moon Over Parador”  (“Luar Sobre Parador”), que foi rodado em Ouro Preto. Em 1990, o ator fez o filme “O Quinto Macaco”.

Em Televisão, o ator começou em 1980, vivendo o personagem Rei das Vespas no seriado “Sítio do Picapau Amarelo”. Ainda na Rede Globo, ele foi o Pé na Cova da novela “O Amor É Nosso”, em 1981. Em 1983, na mesma emissora, fez a minissérie “Parabéns pra Você”. Em 1984, transferiu-se para a TV Manchete e atuou na minissérie “Marquesa de Santos”, e depois no seriado “Tamanho Família”. Em 1985, fez duas participações em novelas na TV Manchete,  “Tudo ou Nada”, e em 1986, em “Corpo Santo”. Nesse ano voltou à Globo e participou da novela “Sassaricando”.

Voltou à Manchete e fez em 1991, as minisséries “Floradas na Serra” e “O Fantasma da Ópera”. Em 1994, fez na TV Cultura, a versão televisiva de  “Confissões de Adolescente”, No mesmo ano, na Globo, entrou na minissérie “Incidente em Antares”, Em 1995, na TV Globo ainda, fez “Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados” e a minissérie “Decadência”. Em 1996, esteve em “O Fim do Mundo”. Em 1997, atuou na novela “Salsa e Merengue”, e no ano seguinte no seriado “Malhação” E em 1999, participou de outra grande minissérie, “Chiquinha Gonzaga”.

Ariel Coelho morreu de câncer no fígado, em 28 de junho de 1999, aos 48 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação