MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARICLÊ PEREZ


Ariclê Perez Rangel nasceu em 7 de setembro de 1943, na capital paulista.

Embora tenha nascido em São Paulo, foi muito pequena para a cidade de Campinas, onde em 1965, se engajou no grupo teatral Grupo Rotunda, fazendo em 1967, a peça “Electra”.

Em 1969, de volta à capital paulista atuou no infantil “Cavalinho Azul” e no musical “Hair“.  Depois participou de ”As Aventuras de Peter Gynt”; “O Homem de La Mancha”; “Hoje é Dia de Rock”; “Pippin”; “Os Executivos”; “Bye-Bye Pororoca”; “Mulheres de Atenas”; “Mortos sem Sepultura”; “Investigação na Classe Dominante”; “Sinal de Alerta”; “A Resistência”; “Rei Lear”; “Jesus Homem” e “Criador e Criatura”.

Em 1976, por seu trabalho no espetáculo “À Margem da Vida”, Ariclê Perez recebeu os prêmios APCA e Governador do Estado como melhor atriz.

No Cinema ela estreou em 1971, em um pequeno papel no filme “Paixão na Praia”, o primeiro dirigido por Alfredo Sternheim. Depois ela atuou em “Pixote, a Lei do Mais Fraco” em 1980 e em “Quanto Vale ou é Por Quilo?” em 2005.

Em 1976, a atriz estreou em novelas, na TV Tupi, fazendo “Canção para Isabel”, e em 1979, na mesma emissora, fez “Como Salvar Meu Casamento”. Passou depois para o SBT onde participou da novela “Cortina de Vidro” em 1989, e a seguir foi para a Rede Globo onde fez a minissérie “Sampa” e a novela “Meu Bem, Meu Mal”,ambas em 1990. Em 1991 fez a novela “Felicidade”, e depois atuou ainda em “Perigosas Peruas”; “Memorial de Maria Moura”; “Decadência”; “Salsa e Merengue”; “Anjo Mau”; “Os Maias”; “A Casa das Sete Mulheres”; “Um Só Coração” e na minissérie “JK”.

Ela foi casada com o diretor de teatro Flávio Rangel por mais de 10 anos, até a morte dele em 1988.

A atriz passava por um período de depressão e vivia sozinha em um apartamento no bairro de Higienópolis, na capital paulista, e faleceu após se atirar do 10º andar do prédio onde morava. Ariclê Perez faleceu em 26 de março de 2006, aos 63 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação