MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARACY DE ALMEIDA


Aracy de Almeida nasceu na cidade do Riode Janeiro, em 19 de agosto de 1914. Desde cedo gostava de cantar. E logoconheceu o grande compositor Noel Rosa. Com ele teve grande convivência e delegravou muitas músicas. Era chamada de:”A Dama da Central”, poissomente viajava de trem e quase sempre pela Central do Brasil.

Apesar de só cantar sambas, eraapreciadora de música clássica e gostava dos pintores brasileirosAldemir Martins e Di Cavalcanti. Era uma mulher que também gostava de ler, erainteligente e esclarecida. mas abusava bastante dos palavrões, e por isso erachamada de “desbocada”. Noel Rosa disse numa entrevista aOrestes Barbosa, que Aracy de Almeida, que muitos chamavam de Araca, era suamelhor interprete.

Sua discografia é enorme. Começou em1934, lançando: “Em Plena Folia”; “Golpe Errado”. Depoisgravou:”Riso de Criança”, de Noel Rosa;”Saudade do MeuPapai”;”Triste Cuica”, de Noel Rosa e Hervê Cordovil.Em 1935,gravou o disco de maior sucesso;”Palpite Infeliz”; Em 36:”O X doProblema”;”Manda Embora Essa Tristeza”;”Só Pode SerVocê”;”Já Faz Um Ano”;”Qual o Quê”. Em 37gravou:”Eu Seu Sofrer”; “Último Desejo”. Em 38, “VacaAmarela”,de Lamartine Babo;”Veneza Americana”; “RapazFolgado”; “Feitiço da Vila”; “Tenha Pena de Mim”. Em39:”Camisa Amarela’;”Pedro Viola”;”Chorei Quando o DiaClareou”;”Passarinho do Relógio’. Em 40:”Miserê”. Em41:”Gênio Mau”. Em 42:”A Mulher do Leiteiro”; “FezBobagem”;”Engomadinho”. Em 44:”Tudo Passa”;”Ninguém Ensaiou”;”Gosto Mais do Salgueiro”. Em45:”Escandalosa”. Em 46:”Saia do Caminho”;”Louco”. Em 47:”Quem Foi”;”Pela Décima Vez”. Em48:”Bairros de Pequim”; “Não Me Diga Adeus”. Em49:”João Ninguém”; “Filosofia”. Em 50:”Não TemTradução”. Em 51:”Com Que Roupa”;”O Orvalho vemCaindo”; “Feitio de Oração”; “Três Apitos”. Em53:'”Se Eu Morresse Amanhã”. Em 55:”Fita Amarela” e em57:”Bom Dia Tristeza”.

Como se percebe por essa relação,Aracy de Almeida gravou as músicas brasileiras que tiveram sucesso maisduradouro, as que podem ser chamadas de “Clássicas da Música PopularBrasileira”. Sua voz diferente, anasalada, sua afinação perfeita e suainterpretação muito pessoal, fizeram dela cantora inesquecível.

Aracy de Almeida foi tambématriz. participou dos filmes: “Segura Esta Mulher”; “Essa éFina”; “Carnaval em Lá Maior”; “Perpétuo Contra oEsquadrão da Morte”; “Cordiais Saudações”.

Na década de 50 mudou-se para a cidade deSão Paulo e foi contratada pelas Emissoras Unidas,participando da TV Record.Foi ainda apresentadora e jurada, na “Buzina do Chacrinha”; e no Showde Calouros”,de Silvio Santos.

Aracy de Almeida faleceu em 20 de junho de1988, deixando grande lacuna, na música popular brasileira.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação