MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARACY CORTEZ


Zilda de Carvalho Espíndola nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Estácio, em 31 de março de 1904.

Foi cantora e atriz e, quando menina, foi vizinha do compositor Pixinguinha.

Sua carreira teve início quando estava com 16 anos e cantou maxixes e dançou no Circo Democrático. Logo demonstrou veia cômica e com isso foi convidada para fazer, em 1922 a peça teatral “Nós Pelas Costas”, de J. Praxedes.

Em teatro, começou na Companhia de Pascoal Segreto. Atuou nas peças “Secos e Molhados” e ”Beliza”. Em seguida gravou “Dito e Feito” e “Zig-Zag”, em 1926. Ficou popular na Praça Tiradentes, pois lá se concentravam os admiradores dos espetáculos musicais.

Em 1928, Aracy foi a protagonista de “Miss Brasil”, onde cantou: “Ai, ioiô, eu nasci pra sofrê”, e com essa música ficou famosa no país inteiro. Entre 1929 e 1934, ela trabalhou em várias companhias e em vários espetáculos musicais. Fez ”Compra Um Bonde”; “Laranja da China” e ”Ás Urnas”.

Em 1930, fundou sua pròpria companhia e cinco anos despois foi eleita Rainha do Rádio. Em 1939, foi a Rainha das Atrizes.

Depois disso, Aracy passou a trabalhar exclusivamente na famosa Companhia de Walter Pinto. Ali fez musicais de muito sucesso, como: “É Disso Que Eu Gosto”; “Acredite, se Quiser”; ”Assim …Até Eu”; “Os Quindins de Yayá” e ”A Cabrocha Não É Sopa”.

O último show de Aracy Cortez foi em 1978, quando estrelou o espetáculo “Eterna Aracy”, onde cantou a famosa música “Jura”, de Sinhô.

Quando ela faleceu, em 8 de janeiro de 1985, no Rio de Janeiro, todos os jornais lastimaram, mas escreveram: “Com toda a sua brasilidade, Aracy Cortez foi a primeira grande desbocada do teatro brasileiro”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação