MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


APARECIDA PETROWKY


Aparecida Petrowky nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de julho de 1982. O começo de sua vida foi complicada, pois sua mãe biológica Glória Geralda ficou grávida aos quinze anos e sem condições de criar a filha, entregou-a a sua irmã de criação Vera Lúcia de Carvalho.Só aos cinco anos, Aparecida conheceu sua mãe verdadeira. Quando tinha perto de 18 anos, Vera Lúcia faleceu e então ela ficou com Glória definitivamente.

Queria ser fisioterapeuta e para cursar a faculdade, mudou-se para a Zona Sul do Rio. Foi nessa faculdade que, por orientação de uma professora, que a achava tímida e para que ganhasse desenvoltura, Aparecida fez curso de teatro ao mesmo tempo. Fez Artes Cênicas no “Tablado” e no “Rei Ator”.

Como fisioterapeuta especializou-se em drenagem linfática e traumato-ortopedia.

Sua carreira em televisão começou no reality-show” Guerra do Sono”, no programa de Luciano Huck, na Rede Globo.

Em teatro Aparecida começou em 1998, fazendo: ” Noviça Rebelde”. Em 99, trabalhou em : ” Dancem Um Rock Por Mim”. Em 2004: ” Esquina dos Prazeres”. Em 2005: ” Aberrações”. E em 2007 e 2008: ” Zeluda”. Nessa peça, Aparecida atuou e ao mesmo tempo escreveu e produziu.

Na televisão, Aparecida Petrowky foi escalada em 2009 para a novela de Manoel Carlos: ” Viver a Vida”, no papel de Sandrinha, que lhe valeu o Troféu Raça Negra e a colocou definitivamente na televisão.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação