MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANTÔNIO POMPÊO


Antônio Pompêo nasceu em 23 de fevereiro de 1953, na cidade de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo.

Além de ator e artista plástico, ele foi Diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro- Brasileira da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura.

A carreira teve início em 1973, no Teatro onde fez o espetáculo “Orfeu Negro” e depois se destacou também em “Galileu”; “Galvez, o Imperador do Acre”; “Dois Perdidos Numa Noite Suja” e A Causa da Liberdade”.

Em Televisão ele estreou em 1975, na Rede Globo, quando atuou nas novelas “A Moreninha” e “Senhora”.  Depois fez “Caso Especial”; “Ciranda, Cirandinha” e “Plantão de Polícia”. Voltou as novelas em 1982, quando fez a minissérie “Lampião e Maria Bonita”, e aí se tornou constante na TV, atuando nas minisséries “A Máfia no Brasil”; “O Tempo e o Vento” e  “Tenda dos Milagres”, e nas novelas “Sinhá Moça” e “O Outro”.

Em 1989, Antônio Pompêo passou para a TV Manchete e fez “Kananga do Japão“; “Rosa dos Rumos”; “Mãe de Santo”; “Escrava Anastácia” e “A História de Ana Raio e Zé Trovão”.

Em 1992, voltou para a Globo e atuou em “Pedra Sobre Pedra”; “Mulheres de Areia”; “Fera Ferida” e “A Viagem”. Outra vez troca a Globo pela Manchete em 1995 para atuar em “Tocaia Grande“. E no ano seguinte retorna a Globo para participar das novelas “O Rei do Gado” e “Pecado Capital”, e em 2003 da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”.

Em 2005, Antônio Pompêo foi para a Rede Record e fez a novela “Prova de Amor”. No ano seguinte, na mesma emissora, foi a vez de “Chamas da Vida”. Já em 2011, esteve na novela “Rebelde”, e depois, em 2012 fez “Balacobaco“, seu último trabalho na TV.

No Cinema ele participou de doze filmes. O primeiro foi em 1976, no estrondoso sucesso de “Xica da Silva”, de Cacá Diegues, e depois em “O Cortiço”; “Se Segura, Malandro”; “Parceiros da Aventura”; “Escalada da Violência”; ” Quilombo”; ” Nunca Fomos Tão Felizes”;” O Xangô de Baker Street”;” Condenado à Liberdade”; ” Seja O Que Deus Quiser”; ” Quase Dois Irmãos” e ” O Homem que Desafiou o Diabo”, este último em 2007.

Antonio Pompeo faleceu em 5 de janeiro de 2016, no Rio de Janeiro, aos 62 anos de idade, de um infarto fulminante.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação