MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANTÔNIO CARLOS PIRES


Antônio Carlos Pires nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 1º de janeiro de 1927.

Começou no Rádio no final dos anos 1940, atuando na Rádio Mayrink Veiga e depois na Rádio Guanabara, onde também atuou em radionovelas. Ficou conhecido do público por atuar em programas famosos do rádio nos anos 1950, como “Miss Campeonato” e “Aí Vem a Dona Isaura“.

Chegou ao Cinema em 1953 quando participou de “Santa de um Louco”, e depois atuou também em “O Primo do Cangaceiro”; “Trabalhou Bem, Genival”; “Tira a Mão”; “Genival é de Morte”; “O Batedor de Carteiras”; “Quanto Mais Samba Melhor”; “Virou Bagunça”; “Aí Vem a Alegria”; “Pintando o Sete”; “Os Mendigos”; “Anuska, Manequim e Mulher” e “O Donzelo”.

Na Televisão, ele estreou em 1959, no programa “Noite de Gala” na TV Rio, onde fez depois “Noites Cariocas” e “Praça Onze”. Em 1967, foi para a TV Tupi do Rio e atuou em “Black White”; “A Brasa da Casa”; “Chico Anysio Show”; “O Riso Mora ao Lado”; “Os Comediantes” e “Riso, 40 Graus“. Nos anos 1960 ainda passou pela TV Bandeirantes e pela TV Excelsior em programas de humor.

Em 1966, na TV Excelsior, fez sua primeira novela: “O Anjo e o Vagabundo” e em seguida esteve na primeira versão de “Éramos Seis”, na TV Tupi de São Paulo.  Ainda na TV Excelsior esteve em “O Direito dos Filhos”; “A Muralha” e “A Pequena Orfã”, onde em um pequeno papel estreou sua filha, a futura atriz Glória Pires.

Antonio Carlos Pires ainda fez novelas na TV Record, onde participou de “As Pupilas do Senhor Reitor” e de “Tilim“, entrando para o elenco da Rede Globo de Televisão em 1972 para fazer um “Caso Especial”. A partir daí se dividiu em atuações em novelas e programas humorísticos da emissora, e esteve em “Shazam, Xerife & Cia”; “Bicho do Mato”; “A Patota”; “Satyricon”; “Gabriela”; “O Grito”; “Planeta dos Homens”; “Plantão de Polícia”; “Chico Total”;  “Chega Mais”; “As Três Marias”; “O Jogo da Vida”; “Chico Anysio Show”;” Elas por Elas”; “Eu Prometo”;  “Cambalacho”;”Escolinha do Professor “Raimundo”, onde viveu o personagem Jucelino Barbacena e “Estados Unidos de Chico City“.

Ele era viúvo de Elza Pires, com quem teve duas filhas, a hoje grande atriz Glória Pires e a terapeuta Linda Pires.

Antônio Carlos Pires faleceu em 28 de fevereiro de 2005, aos 78 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, vitimado pelo Mal deAlzheimer.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação