MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANTONIO CÂNDIDO


Antonio Cândido de Mello de Souza nasceu no Rio de Janeiro em 24 de julho de 1918.

Formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  da Universidade de São Paulo (USP), em 1941. Quatro anos depois, já era Livre Docente em Literatura Brasileira pela mesma Faculdade e nove anos depois, conclui seu Doutoramento na mesma USP.

Na década seguinte,  no ano de 1959, já como professor, lança o livro “Formação da Literatura Brasileira”, onde analisa com rigor e precisão as Letras Nacionais. Cinco anos depois, renova e revigora outra Ciência Humana no Brasil, a Sociologia, com a publicação de um clássico nas Ciências Sociais, o livro  “Os Parceiros do Rio Bonito“.

Antonio Cândido também contribuiu para a história da Televisão Brasileira, como um dos primeiros conselheiros da Fundação Padre Anchieta em 1969, se constituindo como um dos fundadores da TV Cultura, canal 2 da cidade de São Paulo, em sua fase governamental.

Ganhador com méritos do Premio Camões de 1998; do Troféu Juca Pato – o Intelectual do Ano  de 2007 por seu livro “Um Funcionário da Monarquia – Ensaio Sobre o Segundo Escalão”, conferido pela União Brasileira de Escritores; do  Premio Moinho Santista de 1990, na Categoria Critica Literaria e do Premio Machado de Assis (pelo Conjunto da Obra) da Academia Brasileira de Letras referente ao ano de 1993.

Antonio Cândido faleceu em 12 de maio de 2017 em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, no Bairro do Morumbi,  cidade onde fundou a UBE – União Brasileira de Escritores em 1942.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação