MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANTONIO BIVAR


Antonio Bivar Battistetti Lima nasceu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em 25 de abril de  1939.

Talento precoce, ele participou intensamente dos movimentos de contracultura dos anos 1960 e 1970 e com menos de 30 anos tinha ganho os mais importantes prêmios teatrais de São Paulo, o APCT, que hoje é o APCA, o Moliére e o Governador do Estado de São Paulo pelas peças “Cordélia Brasil” e “Abre a Janela e Deixa Entrar o Ar Puro e o Sol da Manhã”.

Foi organizador do mais importante festival de música punk do Brasil, chamado de “O Começo fo Fim do Mundo” em 1982. Escreveu o livro “Verdes Vales do Fim do Mundo”, onde contava seus exílio de mais de um ano em Londres ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jorge Mautner.

Em 1990 ganhou seu segundo prêmio Moliére de Teatro pela peça “Raposas do Café” e ainda foi autor da premiada “Alzira Power”.

Biógrafo do escritor Jack Kerouac e da mecenas artística Yolanda Penteado, ele foi biografado na Coleção Aplauso em livro escrito pela atriz e amiga Maria Lucia Dahl, intitulado “Antonio Bivar – O Explorador de Sensações Peregrinas”, publicado no ano de 2010 pela Imprensa Oficial do Estado de  São Paulo.

Antonio Bivar morreu em 5 de julho de 2020, em São Paulo, após contrair o Covid-19.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação