MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANTÔNIO AUGUSTO AMARAL DE CARVALHO – TUTA


Antônio Augusto Amaral de Carvalho nasceu em São Paulo, capital, em 28 de abril de 1931. Filho de uma famosa família de proprietários- presidentes de uma cadeia de rádio e televisão, Tuta, apelido que Antônio Augusto ganhou desde cedo, tornou-se também proprietário e presidente de emissoras de rádio e televisão. Muito querido e respeitado, Tuta dedicou toda sua vida à produzir, dirigir e criar programas e a dirigir emissoras. Ele é também jornalista.

Seu avô, Paulo Machado de Carvalho fundou as Emissoras Unidas, que começando em São Paulo, com a Rádio Record, foi crescendo e abrangeu todo o Brasil, com suas afiliadas, tanto de rádio, como de televisão. Seu filho mais velho Paulo Machado de Carvalho Filho, conhecido como Paulinho, seguiu e substituiu o pai, quando este faleceu. Paulo Machado de Carvalho era muito ligado aos esportes e cognominado: ” Marechal da Vitória”. Seu nome foi dado ao Estádio do Pacaembu em São Paulo.

Tuta, o filho mais novo, começou sua vida profissional ainda muito novo, na Rádio Panamericana, em 1949. Em 1951, assumiu a direção daquela emissora de rádio e ficou até 1953. Nesse ano passou para a TV Record, também de sua família,logo após a inauguração da mesma, que foi em 27 de setembro de 1953.À época já existiam as TVs Tupi e Paulista. E então Tuta resolveu que a Record tinha que se diferenciar. A emissora começou, mais que as outras, a se dedicar aos esportes. Para os jogos de futebol, Tuta resolveu inovar, fazendo rodízio de lentes das câmeras nas transmissões. Em poucas semanas os Carvalho conseguiram o 1º lugar nas transmissões esportivas. As transmissões consideradas ” impossíveis”, para as demais emissoras ,não pararam. Logo a Record transmitiu imagens de Campinas, logo depois do Rio de Janeiro, coisa ” impensável para a época”, 1956. Todos disseram: ” Foi uma loucura, que deu certo”.

Aconteceu, porém, um grande incêndio nas dependências da Record. E mais uma vez os jovens Machado de Carvalho foram brilhantes, Apesar de terem perdido quase tudo, três horas apenas após o incêndio, a Record, voltou ao ar, pois havia sobrado o caminhão de externas e nele quatro câmeras. Todos os programas passaram a ser transmitidos naquele que ficou famoso como o : “Teatro Record”, na rua da Consolação. E na década de 60, dali foram transmitidos grandiosos e inesquecíveis programas, como:” Programa da Hebe”; ” Jovem Guarda”, apresentado por Roberto Carlos e que marcou uma época e lançou inúmeros cantores;” O Fino da Bossa”, com Elis Regina e Jair Rodrigues; o ” Bossaudade”; ” A Família Trapo” ; ” o Show do Dia 7″,que era um grande show que acontecia sempre no dia 7,cujo número era igual ao do Canal 7- Record. Para a grandiosidade e perfeição dessa programação, foi formada a “Equipe A”, em que estavam : Nilton Travesso, Manoel Carlos, Raul Duarte e Tut. A equipe ficou sendo considerada a ” Melhor Equipe de Produção do Brasil”.

Antônio Augusto Amaral de Carvalho ficou 20 anos na TV Record, de 1953 e 1973. Nessa fase recebeu vários e importantes prêmios. Recebeu 10 Roquete Pinto; 3 Troféu Governador do Estado; 2 Troféu TV Tupi; e outros.

Em 1973, Tuta comprou da família a Rádio Panamericana AM, que passou a se chamar: Rádio Jovem-Pan. Essa emissora , à época funcionava na Avenida Miruna, sede da TV e da Rádio Record. Mas Tuta a levou para a Avenida Paulista . Nesse tempo , as frequências FM só eram utilizadas para a comunicação interna das emissoras. E Tuta queria uma emissora moderna. Chamou o conceituado arquiteto Fábio Penteado, deu suas idéias e construiu uma rádio super moderna,com visão total de quatro estúdios. contratou a melhor equipe de jornalismo possível , e acabou por ser a emissora mais ouvida do Brasil, com o maior quadro de profissionais do país.

Logo ganhou também a FM, e pensou em televisão, que passou a ser o seu sonho. Fez parceria com o proprietário dos Colégios Objetivo João Carlos Di Gênio, que Tuta já conhecia desde os anos 60, e outros e partiu em busca do sonho. No final da década de 80, recebeu a concessão para instalação do Canal 16 UHF, em São Paulo. Deu o nome de TV Jovem Pan,comprou 48 câmeras, mandou construir um ônibus especialmente equipado para externas, e embora alguns achassem que “ele estava delirando”, Tuta seguiu em frente.Chegaram , além das câmeras, os microfones, os tapes, e tudo o mais. Surpreendentemente, porém, houve atrito e discórdia entre os sócios e Tuta, ainda que considerando essa uma grande derrota, vendeu sua parte e saiu do negócio. Esta ficou com um dos sócios e não se chama mais TV Jovem-Pan.

A Rádio Jovem Pan também ficou conhecida por suas campanhas de civilidade, as prestações de serviços, em defesa da população. Foi a emissora que lançou a Lei que obriga a execução do Hino Nacional Brasileiro, no início de todo jogo esportivo.Também distribuiu milhões de adesivos para carro: ” Já Fui Assaltado”. Fez ainda a campanha: ” Brasil, País dos Impostos”. Fez o : ” Pela Vida, Contra as Drogas” e outras. Sempre com inteira adesão da população.

Agora Tuta pegou gosto pela Jovem Pan OnLine, que lançou e que ele diz ser o futuro. É o rádio com imagem, que tem recebido elogios de todos os grandes conhecedores de rádio e de televisão do Brasil. Ela tem uma programação que funciona de dia e de noite, abrangendo todos os setores, como esportes, política, cultura,etc e a informação e´em tempo real. Mais uma vez a Pan está na frente.

Tuta já recebeu todos os prêmios possíveis, tanto de rádio, como se televisão. A emissora é reconhecidamente independente, reune 133 afiliadas, tem 25 milhões de ouvintes, é ouvida em 1.500 cidades brasileiras. A empresa tem também a Jovem Pan Brasil, em Brasília; a Jovem Pan Rio Preto,em São José do Rio Preto; a Jovem Pan Santos, na cidade de Santos.

Tuta conta com a colaboração de vários de seus filhos, na gerenciamento de sua imensa cadeia de emissoras, mas é ele, hoje(2009) , com 78 anos de idade, que está à frente de tudo e não deixa de ir todos os dias ao trabalho. Ele é um vencedor, mas diz em seu último livro: “NINGUÉM FAZ SUCESSO SOZINHO”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação