MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANGELITA MARTINEZ


Maria Angelica Gugani nasceu em 17 de maio de 1931, na cidade de São Paulo.

Ela foi vedete, atriz e cantora e era filha de um jogador do Clube Paulistano, Bartô Guarani. Estreou na TV Tupi Carioca em 1954 e depois trabalhou na TV Record canal 7 de São Paulo. Ganhou o prêmio da “Revista do Radio”  como a melhor Vedete de TV do Rio de Janeiro  em 1956 , numa eleição de Críticos de Radio e de Televisão organizada pela Associação Brasileira de Radio (ABR).

Participou ativamente de vários programas dos primórdios da televisão brasileira, entre eles o “Espetáculos Tonelux”, onde em 27 de dezembro de 1956, na TV Continental do Rio de Janeiro, causou furor ao aparecer com roupas sumárias, comuns naquela época apenas no Teatro de Revista.

No Teatro trabalhou ao lado de Carvalhinho  e de Costinha e foi eleita a Rainha das Vedetes em 1958. No cinema fez alguns filmes, entre eles “Pequeno por Fora” e “007 1/2 no Carnaval”.

Gravou algumas marchinhas de carnaval e ficou muito conhecida por ter alguns romances com celebridades como o então vice-presidente João Goulart e o jogador de futebol Garrincha.

Faleceu em São Paulo em 13 de janeiro de 1980, aos 48 anos de idade, vítima de leucemia, tendo sido sepultada no Cemitério Gethsemani.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação