MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ÂNGELA VIEIRA


Ângela Regina Vieira é o nome completo da atriz Ângela Vieira. Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 3 de março de 1954.

Mulher bonita , de personalidade forte, sua carreira é intensa e envolve as três áreas: cinema, televisão e teatro.

Seu começo foi mesmo em televisão, em 1978, quando fez: ” Planeta dos Homens”, um programa de humor da Rede Globo. Depois fez na TV Educativa aulas de dança.Continuou fazendo humor e fez o ” Chico Anysio Show”. Em 79 fez: ” Viva o Gordo”.Em 82: ” Mario Fofoca”.Então foi aproveitada em uma minissérie: “Parabéns a Você”.Fez a seguir: ” Quarta Nobre ” e outro programa de humor: ” Os Trapalhões”.Fez novela: Armação Ilimitada” e na TV Educativa: “Qualificação Profissional”.Em 87, fez novela: ” Corpo Santo” e em 88: ” Olho no Olho”.

Em 90, fez: ” Araponga” e em 91, a minissérie: “O Fantasma da Ópera”.Em 95, fez: “A Idade da Loba”, na TV Bandeirantes. Voltou à Globo, e em 96, fez: “O Fim do Mundo”, em 97: ” Anjo de Mim”, em 98:” Meu Bem Querer ” e em 99:” Terra Nostra”. Em 2000, fez a minissérie: ” Aquarela do Brasil”. Em 2001, os seriados: Os Normais ” , ” Brava Gente” e” Sai de Baixo”.Em 2002, a novela:” Coração de Estudante”,em 2003: ” Kubanacan”. Em 2004: ” Senhora do Destino”. Em 2005, o seriado: ” Carga Pesada”. em 2006, a novela: ” Cobras e Lagartos”.

Em 2007: “Malhação” e ” Paraíso Tropical”. Em 2008: ” A Favorita”. Em 2009, a série “Cinquentinha”. Em 2010, outro seriado “Na Forma da Lei”, além da novela “Na Forma da Lei”. Em 2011, fez participação especial em “Insensato Coração”, e depois ainda atou em “Fina Estampa”. Em 2013, a novela “Flor do Caribe”. E em 2014, outra novela, “Em Família”.

No teatro, a atriz Ângela Vieira começou em 1979, fazendo a peça: ” Chapeuzinho Quase Vermelho”. Embora trabalhando em televisão, a atriz conseguiu fazer quase uma peça por ano, isto é, não deixou de fazer teatro seguidamente.Fez: ” A História é Uma História”, em vários teatros do Brasil,em 1980 e 81. Fez: “A Nova Era”, um musical, em 82.E no mesmo ano fez: ” O Parto da Búfala”. Em 84, fez outro musical: “Encouraçado Botequim”. Em 85, fez: ” Um Beijo, Um Abraço e Um Aperto de Mão”. Em 86: ” O Peru”.Em 87: ” Camas Redondas, Casais Quadrados”.Em 89: “Tem um Psicanalista em Nossa Cama”.Em 90: “Somente Entre Nós”.Em 91: ” Ato Cultural”, outro musical. Em 92 e 93, fez: ” Se Eu Fosse Você”. Em 94:”Meus Prezados Canalhas”. Em 97 e 98, fez tournée pelo Brasil, com a peça: “Salve Amizade” e em 2004: ” Presença de Guedes”.

Em cinema também Ângela Vieira trabalhou bastante.Ela participou em m ais de 30 filmes, de 1982 a 2003.Quando começou, no ano de 82, fez nada menos que três filmes, entre eles: “O Sonho Não Acabou”. Em 83, fez mais três, todos importantes. Fez: “Inocência”,” Gabriela, Cravo e Canela” e ” Parahyba Mulher Macho”. Em 84, fez dois: ” Águia na Cabeça” e “Quilombo”. Em 85, fez mais dois:” Chico Rei” e ” Fonte da Saudade”. Em 86, fez quatro filmes: “Cinema Falado”,” Where The River Runs Black” , ” O Homem da Capa Preta” e” A Cor de Seu Destino”. Em 87, fez: ” Luiza Homem”. Em 88: ” Fábula de la Bella Palomera”. Em 90: “Barrela: Escola de Crimes”. Em 93: “Cadê a Massa?”. Em 94: “A Terceira Margem do Rio” e ” Veja Esta Canção”. Em 95: Cachaça”.Em 96: ” Corisco e Dadá”. Em 97 fez quatro filmes: “Doces Poderes”,” Baile Perfumado”,” O Testamento do Senhor Nepumoceno” e ” Os Matadores”. Em 98, fez: ” Policarpo Quaresma”. Em 99: ” O Tronco”. Em 2001: ” Um Crime Nobre”; Em 2002, trabalhou em três filmes: “Lua Cambará”, “Amarelo Manga” e ” A Selva”. Em 2003, fez mais quatro: ” As Alegres Comadres”, ” Benjamim”, “Garrincha” e ” O Ovo”.

Além desta farta lista de trabalhos em cinema, teatro e televisão, Ãngela Vieira participou de espetáculos de rua. Fez: ” Auto de Natal”, nos Arcos da Lapa e na periferia do Rio de Janeiro. Fez: ” Paixão de Cristo”, nos Arcos da Lapa. Fez o espetáculo Comemorativo dos 100 Anos da República, também nos Arcos da Lapa. Fez o Espetáculo da Fome, na Cinelândia. Fez Cenas de Rio de Janeiro, na Cinelândia. Além disso participou de vários outros espetáculos religiosos.

Ângela Vieira já recebeu vários prêmios como Melhor Atriz.Ganhou o Super Cap de Ouro,ganhou o Prêmio Qualidade Brasil, ganhou o prêmio Master, por três vezes consecutivas, e ganhou o Prêmio APCA-Associação Paulista dos Críticos de Arte. Seus prêmios foram desde 1987 a 2005.

Ângala Vieira foi casada com o ator Roberto Frota, pai de sua filha Nina. Atualmente é casada com Miguel Paiva.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação