PRÓ-TV


ANECY ROCHA


Anecy Rocha nasceu na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, em 26 de outubro de 1942. E faleceu no Rio de Janeiro em 27 de março de 1977. Foi atriz. Atuou no cinema, na televisão e no teatro.

Sua vida e sua carreira:

Anecy era a irmã caçula do famoso cineasta brasileiro Glauber Rocha.

Cursou a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.

Em teatro:

Começou em teatro com cinco anos de idade. Mas depois fez carreira maior no cinema brasileiro.

Em cinema:

Ainda era estudante universitária, quando recebeu convite do cineasta Nelson Pereira dos Santos, para fazer um filme, mas teve que recusar, pois o irmão Glauber não permitiu.

Sua estreia em cinema aconteceu em 1964, no curta-metragem “ Moleques de Rua”. Em seguida recebeu convite de Walter Lima Junior, ( que veio a ser mais tarde seu marido),para atuar no filme: “ Menino de Engenho”. Depois atuou em: “ A Grande Cidade”, dirigido por Cacá Diegues. Participou de vários outros filmes, tendo se salientado em muitos e recebido vários prêmios.

Em televisão:

Por ter um rosto muito expressivo, logo foi chamada para a televisão. Foi para a Rede Globo. Atuou em: “ Capitu”; “ Em Família”; “ Brasil- Ano 2000”, “ As Amorosas”, “ Pecado Mortal” Os Herdeiros”; “ O Amuleto de Ogum”, “ Tenda dos Milagres” e vários outros trabalhos.

Sua morte:

Anecy Rocha morreu tragicamente e muito jovem, pois estava com apenas 34 anos, quando caiu no fosso do elevador, do prédio onde morava, no Rio de Janeiro. Estava finalizando o filme: “ A Lira do Delírio”,dirigido por Walter Lima Junior, seu marido.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais