MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANDREA TONACCI


Andrea Tonaci nasceu em Roma, a “Cidade Eterna”, capital da Itália, em 12 de junho de 1944.

Ainda criança emigrou para o Brasil com os seus familiares e trabalhou na Arte Fotográfica Cinematográfica com o mestre Dib Lufti, falecido menos de dois meses antes que Tonacci.

Tonacci  foi professor de Cinema da Escola São Luis em São Paulo e estreou como diretor com o filme “Bang Bang”, com Abrahão Farc e Paulo Cesar Pereio no elenco, em 1971, e filmou o Grupo Teatral produzido por Ruth Escobar, com direção de Victor Garcia em excursão artística pela Pérsia, hoje Irã, no documentário “Interprete mais, ganhe menos” de 1975.

Em 1978,  dirigiu um importante documentário sobre a MPB, intitulado “Novos Baianos, Hermeto e Macalé”, onde retratou grandes nomes de nossa música como Jards Macalé, Hermeto Paschoal e o Conjunto Os Novos Baianos, liderado pelo compositor Moraes Moreira.

Em 1980, já contratado pela TV Bandeirantes, trabalhou no setor audiovisual do canal 13 paulistano, dirigindo o média-metragem “Araras”, com muito sucesso.

Em 2008, ganhou o Prêmio APCA de Melhor Filme, com o seu inovador “Serras da Desordem”, empatado com a película  “Linha de Passe“, de Walter Salles Junior e Daniela Thomas.

Andréa Tonnaci partiu aos 72 anos de idade, em 16 de dezembro de 2016,  deixando uma obra audiovisual ousada e reflexiva.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação