MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANDRÉ VALLI


Joaquim dos Santos Bonifácio nasceu em Recife, capital de Pernambuco, em 12 de julho de 1945.

Adotou o nome artístico de André Valli e começou sua carreira nos palcos, em 1965, na peça “Pena ela ser o que é“, se destacando em 1967, no espetáculo “A Casa de Chocolate” e depois, no ano seguinte, nas montagens de “Galileu Galilei” e na polêmica “Roda Viva”, de Chico Buarque. No Teatro atuou ainda com destaque em “A Vida Escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato”; “Botequim”; “O Ministro e a Vedete”; “Reveillon”; “O Jardim das Cerejeiras”; “A Prima Dona”; “Charity, Meu Amor”; “O Doente Imaginário”; “Toda Nudez Será Castigada”; “Os Sete Gatinhos”; “Bonitinha, Mas Ordinária”; “Alta Sociedade” e “Pinóquio”, vivendo o Gepeto.

André Valli chegou na Televisão em 1969, quando participou do elenco da novela “Super Plá” na TV Tupi e foi para a TV Globo em 1971, atuar na novela “O Cafona” e depois no programa “Comédia Especial”, e em 1973, viveu o Ernesto, o sacristão da novela “O Bem Amado”. A seguir, ainda na TV Globo, ele atuou nas novelas “Escalada”; “O Noviço”; “Pecado Capital”; “O Feijão e o Sonho” e “Escrava Isaura”. 

Em 1977, e por quase dez anos, ele ficou no seriado “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, apresentado pela TV Globo, e se consagrou com o personagem Visconde de Sabugosa. Em 1979, participou do seriado “Malu Mulher” e do seriado “Plantão de Polícia“. Voltou para as novelas em 1986, no remake de “Selva de Pedra”, vivendo o personagem Pipoca e depois atuou em “Direito de Amar”; “O Primo Basílio”; “Pacto de Sangue”; “Gente Fina”; “O Portador”; “Salomé” e “Despedida de Solteiro”.

Ele se transferiu para a TV Manchete em 1994 e participou da novela “74.5: Uma Onda no Ar”, voltando em 1996 para a TV  Globo para fazer o “Você Decide” e depois a novela “Quem è Você?“. Também atuou nas novelas “Zazá”; “Malhação 1998”; “Força de um Desejo”; o remake de “Pecado Capital” “Laços de Família”; “Brava Gente”; “O Beijo do Vampiro”; “Senhora do Destino” e”Hoje é Dia de Maria”.

André Valli foi para a TV Record em 2006, viver o personagem Gasolina na novela “Cidadão Brasileiro” e depois o Berloque de “Vidas Opostas’, na mesma emissora, em um papel de destaque, pela sua interpretação sui-generis.

Ele também foi presença constante no Cinema, onde participou de “O Lobisomem, o Terror da Meia-Noite” e “As Mulheres que Fazem Diferente” em 1974. No ano seguinte esteve em “O Casamento“, e em 1976, em “O Vampiro de Copacabana“. Atuou ainda em “Tieta do Agreste”; “O Viajante”; “Xuxa e os Duendes”; “Maria, Mãe do Filho de Deus” e “Vestido de Noiva”, em 2006.

O ator foi também assistente de direção de Marília Pera, no Teatro Casa Grande. Também colaborou em vários musicais, onde mostrou toda a sua versatilidade e sua veia histriônica.

André Valli faleceu em 20 de junho de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, aos 62 anos de idade, vitimado por um câncer no pâncreas.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação