MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANDRÉ LUIZ AZEVEDO


André Luiz Azevedo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1950, filho do militar Alcides Azevedo, que faleceu quando o menino tinha apenas 10 meses de idade., e de Maria Célia Ferreira de Azevedo.

André Luiz fez o primário no colégio dos padres barnabitas, em Copacabana. O segundo grau no Colégio Militar e o curso universitário na Escola de Comunicação da UFRJ- a ECO. Ele queria ser publicitário, mas por necessidade de trabalhar, entrou no jornalismo.

Em 1981, entrou na TV Globo. Trabalhou no programa: “ Globo Cidade”. Em 82, cobriu as eleições para governador do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em janeiro de 83, fez parte do “ Bom dia Rio”.E tornou-se editor-chefe e apresentador do RJTV- 3ª edição.Participou da “Campanha das Diretas”. Cobriu a eleição de Tancredo Neves e depois sua doença e sua morte.

Cobriu a 1ª greve da Companhia Siderúrgica Nacional, criada por Getúlio Vargas, que aconteceu em 1984. Foram enviadas para lá 14 pessoas, na equipe da Globo. E entre todos, estava André Luiz. No dia seguinte, os jornais da TV Globo coloraram a matéria no ar. Foi um furo jornalístico.

André Luiz conquistou o “ Prêmio Embratel de Jornalismo”, quando localizou um analfabeto que entrou no vestibular de uma faculdade do Rio de Janeiro.

Em 2002, o repórter cobriu o assassinato do jornalista Tim Lopes, na Vila Cruzeiro, reportagem que para André Luiz, foi um “ divisor de águas”, na posição do jornalismo, ante a ação dos traficantes. Em 2006, o repórter foi para a Bolívia, e registrou que, um dia após a posse de Evo Morales,tropas do Exército Boliviano entraram numa refinaria da Petrobras. Também reportagens sobre enchentes, desabamentos, catástrofes naturais, marcaram a carreira de André Luiz. Sempre o repórter se achava presente, para registrar os fatos.

A cobertura da fuga dos traficantes do Complexo do Alemão, para a Vila Cruzeiro, foi um furo, do qual André Luiz também fez parte. A reportagem fez o Brasil todo parar.E até hoje é inesquecível.

Em 2011, André Luiz passou a integrar a equipe do “ JN No Ar”. Na série: “ Blitz Educação”, foi ele quem comandou a equipe e com o especialista Gustavo Ioschpe, eles visitaram de surpresa duas escolas por dia, nas cinco regiões brasileiras. Visitaram escolas em área de risco, escolas que trocavam de professores a cada três meses,escolas em que chovia dentro das salas de aula,e situações ainda piores.

André Luiz Azevedo destaca-se sempre por mostrar as necessidades das comunidades e as diferenças existentes em todas as regiões do País.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação