MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANCO SARAIVA


O nome completo de Anco Saraiva é Anco Márcio Saraiva. Ele nasceu em Caratinga, cidade de Minas Gerais, em 21 de fevereiro de 1950. Filho do bancário Wellington Saraiva e de dona Zilda Saraiva.

Profissional de publicidade, de administração de empresas, trabalha há tempos em televisão.

Ainda menino, Anco Saraiva mudou-se com a família para São Paulo e foi estudar na EAESP- Escola de Administração de Empresas de São Paulo, no início dos anos 70. Começou então a trabalhar na Companhia Gessy Lever, braço da Unilever, em 1972. Ali trabalhou por 20 anos, quando a Gessy Lever chegou a ser o maior anunciante do mercado televisivo brasileiro. Anco fez carreira no setor de marketing. Por dois anos trabalhou em Londres, no escritório da multinacional. Ele estudou por dois anos no Insead, na França, na famosa escola de Fontainebleau. Anco Saraiva chegou a ser diretor de marketing da Gessy Lever e cabia a ele negociar os chamados “pacotes de mídia”, com as emissoras de televisão.

Foi quando, em 1991, Anco Saraiva foi convidado por Octávio Florisbal, na ocasião diretor comercial da Rede Globo e mais tarde diretor geral da Rede Globo, a ser Diretor da Central Globo de Marketing . Anco aceitou o convite e passou à Globo. Suas atividades são ligadas ao planejamento das ações comerciais e também ao controle das pesquisas de audiência.

Foi ele o responsável pela criação do Painel Nacional de Televisão, que permite traçar e medir a audiência de toda a televisão brasileira. Outra iniciativa da CGC, sob a direção de Anco é a criação do programa: “ Auto Esporte”, em 2002, com lançamentos do setor automobilístico, náutico, e motociclístico no Brasil e exterior.

Outra iniciativa de Anco é a realização da Feira de Eventos e Projetos Regionais. Toda voltada ao mercado publicitário nacional, a feira tem por objetivo antecipar agências e anunciantes sobre projetos e eventos das 122 emissoras da Rede Globo. “ A feira aproxima as equipes de atendimento e marketing das emissoras, com os profissionais das agências e com os anunciantes de todo o Brasil”, diz Anco Saraiva, grande aquisição da Rede Globo de Televisão.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação