MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANA MARIA MAGALHÃES


Ana Maria Magalhães nasceu em 21 de janeiro de 1950, na cidade do Rio de Janeiro.

Ela é atriz de cinema, de teatro e de televisão. É também diretora de cinema.

Casamentos: Foi casada com o diretor de cinema Nelson Pereira dos Santos, com quem tem um filho e com o cineasta Gustavo Dahl, com quem tem dois filhos.

Em cinema: Ana Maria Magalhães foi uma das mais importantes atrizes da década de 70, em cinema. Ao todo atuou em 30 filmes. Começou em 1965, em: “ Arrastão”. Em 67, fez: “ Todas as Mulheres do Mundo”. Em 67 ainda: “ O Diabo Mora no Sangue”. Em 1971, fez: “ A Guerra dos Pelados”,” O Doce Esporte do Sexo”,” Mãos Vazias”,” Azyllo Muito Louco”.Em 72: “ Quando o Carnaval Chegar”, “ Os Devassos”, “ Minha Namorada” e “ Como Era Gostoso o Meu Francês”.Em 1973, atuou em mais 4 filmes, que foram: “ Quem è Beta?”, “ Joanna Francesa”,

“ Uirá, Um Índio Em Busca de Deus” e “ Sagarana, o Duelo”. Em 75, fez: “ As Deliciosas Traições do Amor e “ Amantes,Amanhã, se Houver Sol”. Em 76: “Paranóia”. Em 1977: “ Se Segura, Malandro”,” Rei-Ri-Te-A-Ta” e “ Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”.Em 78: “ Anchieta, José do Brasil”. Em 80: “ Os Sete Gatinhos”. Em 81> “ A Idade da Pedra”, Em 83: “ Os Trapalhões na Serra Pelada”. Em 84: “ Tensão no Rio”.Em 1990: “ Real Desejo”. Em 92: “ Oswaldianas”.

Em cinema, como diretora: Fez o curta-metragem: “ Mulheres de Cinema”, em 1978.. Fez os longas: “ Assaltaram a Gramática”, em 84.“ Spray Jet”, em 85. “ Já Que Ninguém Me Tira pra Dançar”, em 87. No mesmo ano dirigiu: “ O Bebê”. Em 1992: “ Mangueira do Amanhã”. Em 1994: “ Erotique”. Em 2002: “Lara”. E em 2004, dirigiu : “ Afonso Eduardo Reidy, Saudades do Futuro”. Em 1980, Ana Maria Dirigiu um documentário sobre Leila Diniz, que foi exibido em televisão.

Em televisão: Em 1972, fez : “ O Bofe”. Em 75: “ Gabriela”. Em 76: “Saramandaia”. Em 82:” Elas Por Elas”. Em 89: “ Top Model”. Todas na Rede Globo de Televisão.

Em teatro: Ana Maria Magalhães estudou teatro no Conservatório Nacional. Começou logo a trabalhar em cinema, mas fez vários laboratórios de teatro. Estreou profissionalmente no Grupo Oficina. Estreou em 1965.

Prêmios: A atriz recebeu inúmeros prêmios, em vários festivais do Brasil.

 

por Vida Alves

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação