MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AMIR HADDAD


Amir Haddad nasceu em Guaxupé, Minas Gerais, em 02 de julho de 1937.

Estudante de Direito na Universidade de São Paulo (USP)  no final dos anos 1950, foi um dos fundadores do Teatro Oficina, em 1958, juntamente com os seus colegas José Celso Martinez Correa, Renato Borghi, Carlos Queiroz Telles, Marco Antonio Rocha e Moracy do Val.

No Teatro Oficina dirigiu peças importantes como “Candida“; “A Ponte”; “Vento Forte para Papagaio Subir” e “A Incubadeira”.

Na TV Tupi, canal 4 de São Paulo, dirigiu vários teleteatros e, em 1965, ele se mudou para o Rio de Janeiro para assumir a direção do Teatro da Universidade Católica, no Rio de Janeiro.

Em 1968, ganha o Prêmio Moliere de Direção Teatral no Rio de Janeiro, pelo trabalho na peça “A Construção” de Altimar Pimentel. Dois anos depois, um novo sucesso, dirige Fernanda Montenegro, Italo Rossi, Sergio Britto e Jacqueline Laurence, no classico de Feydeau, “O Marido vai a Caça”, ganhando o Premio Governador do Estado da Guanabara de Teatro como o Melhor Diretor daquele ano.

Fundou em 1980 dois grupos de teatro no Rio de Janeiro, o A Comunidade e o Tá na Rua. Professor de Artes Cênicas, dirigiu nas ultimas décadas Maitê Proença, Teresa Rachel, Renata Sorrah, Clarice Niskier, Maria Padilha e Pedro Paulo Rangel, entre muitos outros, se consolidando como um dos mais premiados nomes do nosso Teatro.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação