MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AMILTON MONTEIRO


Amilton Monteiro de Oliveira nasceu em São Paulo em 5 de janeiro de 1945.

Se forma ator pela Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD) na Turma de 1965 e em 1967 faz parte do elenco da peça de Chico de Assis, “Farsa com Cangaceiro, Truco e Padre” com direção de Afonso Gentil.

Sua primeira novela na TV Tupi foi “Vitória Bonelli” de Geraldo Vietri em 1972 e em seguida esteve no elenco de “Um Dia, o Amor” de Teixeira Filho, com direção de David Grimberg; em “Tchan, a Grande Sacada” de Marcos Rey e “Éramos Seis” adaptação de Rubens Ewald Filho e Silvio de Abreu.

Em 1978, faz o grande sucesso “Aritana”, de Ivani Ribeiro, com direção  de Antonino Seabra e de Luiz Gallon, na mesma emissora e lá ainda participa da última novela da TV Tupi, “Como Salvar Meu Casamento”.

Professor de Teatro na Escola de Comunicações e Artes da USP, chega a ser Vice Diretor da Faculdade.

Na TVS trabalhou em “Destino”; “A Leoa” e “Jerônimo, o Herói do Sertão” de Moyses Weltman e na TV Cultura atuou em “Iaiá Garcia”, uma adaptação de Rubens Ewald Filho.

Como roteirista ele escreveu duas novelas: “Uma Esperança no Ar” e “A Justiça de Deus”, ambas na TVS. Foi para a TV Globo nos anos 1990 onde atuou em “O Rei do Gado”; “Da Cor do Pecado”; “Pé na Jaca”; “A Favorita” e “Insensato Coração”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação