MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AMAURY JR.


Amaury de Assis Ferreira Júnior é o nome completo de Amaury Júnior. Ele nasceu na cidade de Catanduva, interior de São Paulo, em 28 de setembro de 1950. Começou no jornalismo aos 14 anos, pois era mesmo o que gostava. Fazia jornal mural no Instituto de Educação Monsenhor Gonçalves, tradicional escola de São José do Rio Preto. Dois anos depois, isto é, ainda menino, assumiu um espaço no Diário da Tarde riopretano, que logo se transformou em coluna social. Estava definida sua carreira e o menino tinha só 16 anos. Depois Amaury passou para a Rádio Independência e pelo Diário da Região. E aos poucos foi se tornando colunista social respeitado em sua cidade. Lançou o jornal Dia e Noite, produziu um cinejornal e fez parte da equipe que lançou a TV Rio Preto, onde apresentou vários programas. Mais tarde ele estudou Direito em São José Do Rio Preto.

Aos 27 anos, Amaury Junior mudou-se para São Paulo, capital, e foi repórter da TV Tupi, além de editor da revista Fiesta, colunista do Diário Popular e da Revista Status. Depois fez um programa na TV Gazeta. Ali lançou o programa “Flash”, que era só uma cobertura de cinco minutos, de festas importantes da cidade. Seis meses depois o “Flash” foi transferido para a TV Record e um ano depois para a TV Bandeirantes, quando ganhou prestígio nacional. Amaury começou a visitar mais festas, de tal modo que se tornou figura obrigatória em todos os grandes acontecimentos. E , mais tarde, fez voos mais longos, indo também ao exterior, principalmente fazendo coberturas em Miami, Punta Del Este. Nesses lugares entrevistava personalidades de nome, como Julio Iglesias, Tony Bennet, Donald Trump, Shirley MacLaine e tantos outros.

Em 1993 Amaury apresentou o Concurso Miss Brasil dentro do “Flash”. Em 2001, trocou a Bandeirantes pela TV Record, mas teve um relacionamento difícil na emissora. Em 19 de novembro de 2002, ele foi para a RedeTV!, onde lançou o:”Programa Amaury Junior”. Nessa fase ele trabalha com grande equipe e , em seu lugar, as coberturas são feitas por comandados seus. O programa é um talk show tradicional, mas tem reportagens externas e entrevistas em estúdio.

Amaury Junior tem sua própria produtora. a Callme Comunicações, que cuida, além do programa da Rede TV !, de palestras, vídeos e reportagens institucionais. Ele também lançou a revista Flash, em 2 de julho de 2003, que é um semanário de celebridades, pela Editora Escala. Com relações conturbadas, com essas publicações, Amury deixou o cargo de diretor editorial do grupo de revistas. Meses depois se associou a um grupo para lançar seu DVD-Guia de Orlando. Além disso escreveu o livro “Flash Fora do Ar”, e “Bisbilhotices, Segredos e Curiosidades”; e “Alemanha-100 Dicas de Amaury Junior”. Em2007, reuniu músicas que toca em suas vinhetas e lançou o “As Músicas de Amaury Junior”.

Em novembro de 2017 anunciou sua saída da RedeTV depois de 16 anos no ar. Voltou para a Band onde estreou no dia 27 de janeiro de 2018 o programa “Amaury Jr.” aos sábados no fim de noite. A atração ficou no ar até 26 de janeiro de 2019. Decidiu se dedicar ao canal CBTV, em Miami, do qual é sócio. Mas acabou retornando à RedeTV.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação