MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AMAURY ALVAREZ


Amaury Alvarez Pinto nasceu na capital paulista, em 7 de novembro de 1951.

Ele foi ator, professor e diretor de teatro, tendo atuado em mais de 20 peças e dirigido pelo menos 10 delas. Entre as produções que atuou em teatro, estão “A Guerra do Cansa Cavalo”; “Bodas de Sangue”; “Trocas e Trapaças” e “A Lira dos Vinte Anos”, e a mais importante e mais premiada, foi “Lembrar é Resistir”.

No Cinema ele atuou na comédia “Ainda Agarro Esse Machão”, em 1975, e no premiado “Eles Não Usam Black-Tie”, em 1981.

Em Televisão, o ator começou na TV Cultura, em 1981, participando de “O Vento do Mar Aberto” e depois de “Floradas na Serra” e “Partidas Dobradas”. Em 1982, fez na TV Bandeirantes a novela “Renúncia”. E, voltando a TV Cultura, fez no mesmo ano “Maria Stuart”; “Seu Quequé” e “Paiol Velho”. Passou então para o SBT e atuou, em 1983, em “A Justiça de Deus”, e em 1984, em “Meus Filhos, Minha Vida”.

Amaury foi um dos maiores incentivadores da arte e do teatro na cidade de Taboão da Serra, município da Grande São Paulo. Lá ele ajudou a organizar a UTT – União Teatral de Taboão, onde dirigiu três peças: “Este Ovo é Um Galo”, “A Morte do Imortal” e “A Torre”. Ele também coordenou o “Projeto 4 Martins Pena”. O teatro no município de Taboão da Serra deixou de ser amador e se profissionalizou. A Casa de Cultura de Taboão passou a se chamar Casa de Cultura Amaury Alvarez.

Irmão da atriz Analy Alvarez, Amaury Alvarez faleceu em São Paulo, de câncer no intestino, em 28 de novembro de 2003, com apenas 52 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação