MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AMÂNDIO


Antonio Amândio Alves da Silva Filho, nasceu na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 25 de novembro de 1926.

Ele foi comediante, embora também fizesse personagens sérios. Ele apareceu na TV Tupi de São Paulo, em 1957. No começo trabalhou com o grupo do TESP, de Júlio Gouveia e Tatiana Belinky. Fez a peça “O Pequeno Lorde”, em 1957, e no ano seguinte sua versão para a Televisão.

A seguir, Amândio Silva Filho foi incorporado ao elenco fixo da TV Tupi, e começou a ser escalado em todos os teleteatros da emissora. Em 1957, ainda, foi escalado para o seriado “Pequeno Mundo de Dom Camilo”, e depois para “Pollyana Moça“, Seu rosto expressivo o encaminhou para vários papeis na emissora, e ele esteve em “Marcelino, Pão e Vinho” e “A Moreninha”.

E aí entrou para o elenco definitivo de Geraldo Vietri, que estava à frente do “TV de Comédia“, grande teatro humorístico, que ia ao ar quinzenalmente, aos domingos, num revezamento com o famoso “TV de Vanguarda”. Amândio entrou em muitos desses teleteatros e, ao mesmo tempo, fez “O Vigilante Rodoviário“, em 1961.

Amândio fez também vários filmes, entre os quais: “Imitando o Sol“, em 1965; “O Homem Que Comprou O Mundo“, em 1966; “As Três Mulheres de Casanova”, em 1968; “Bonga, o Vagabundo”, em 1970; “Confissões do Frei Abóbora“, em 1971; “As Moças Daquela Hora“, em 1973; “Como Nos Livrar do Saco“, em 1973 e também “Divórcio à Brasileira“, do mesmo ano.

Ele fez parte de vários programas humorísticos na Televisão: “Hotel de Sucessão” na TV Tupi, em 1963; “A,E,I,O…Urca” e “Espetáculos Tonelux”, também na Tupi; “Chico Anysio Show” de 1965 a 1967 na TV Tupi; “Moacyr Franco Show” em 1966 na TV Tupi; “Balança, Mas Não Cai” e “Faça Humor, Não Faça Guerra”, ambos na TV Globo; “Domingo é Dia de Show” na TV Tupi, em 1973; “Chico City” na TV Globo; “Os Trapalhões” na TV Globo,em 1978; “Chico Anysio Show“, em 1982 e “Estados Anysios de Chico City” em 1990.

Amândio faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 03 de junho de 1993, vitimado por um câncer, aos 66 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação