MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ÁLVARO PEREIRA


Seu nome completo é Álvaro Rodrigues Pereira. Ele nasceu em Coromandel, interior de Minas Gerais, em 10 de julho de 1952. É jornalista. Atua em imprensa escrita e em televisão., E é também político.

Sua vida e sua carreira:

É filho do médico Ermiro Rodrigues Pereira e da professora Selva Silva Rodrigues. O pai foi prefeito de sua cidade. Álvaro mudou-se para Brasília, quando estava com 15 anos de idade.

Completou na capital federal o 2º grau e entrou na Universidade de Brasília_ UNB, onde se formou em Jornalismo, em 1974.

Em 1972, ainda estudante, começou a carreira profissional de jornalista, como repórter do “ Jornal de Brasília”. Por sete meses fez reportagens, que de tão boas, chamaram a atenção de Pompeu de Souza, jornalista diretor da revista “Veja”. Este o chamou e ele foi contratado para a “ Veja, onde ficou até 1977, fazendo jornalismo político.

Em 1978, foi convidado para trabalhar na Rede Globo. Quem o chamou foi Carlos Henrique Santos, chefe da redação de Brasília e seu ex-colega de Veja. Álvaro começou editando matérias políticas para o “ Jornal Nacional. Seis meses depois passou a fazer reportagens de vídeo. Enquanto estava em Brasília, fez reportagens importantes como: greves dos metalúrgicos do ABC paulista, de 1978, discussões sobre a Lei da Anistia, a volta dos exilados políticos em 1979, campanha das eleições diretas, em 1984 e a morte de Tancredo Neves, em 1985.

Entre 1979 e 1985, Álvaro Pereira foi comentarista político do “ Jornal da Globo”. Acompanhou o presidente João Figueiredo, em todas as suas viagens políticas. Numa dessas viagens, João Figueiredo disse ao repórter que era favorável ao voto direto. A entrevista foi ao ar, pelo “ Jornal Nacional” e teve grande repercussão.

Álvaro Pereira foi o principal repórter da equipe mobilizada pela Globo, para cobrir os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, iniciados em 1º de fevereiro de 1987. Ele cobriu as principais votações, até a promulgação da nova Constituição Brasileira, em 5 de outubro de 1988.

Em 1990, Álvaro Pereira deixou a Rede Globo. Foi ser político. Assumiu como suplente , o mandato de deputado federal de outubro de 1992 a dezembro de 1993, pelo PSDB, no licenciamento do deputado Paulino Cícero de Vasconcelos.

Álvaro Pereira é pós-graduado em marketing, pela Universidade Getúlio Vargas.

Tornou-se depois produtor independente da empresa “ AP-Vídeo e Comunicação”.

Escreveu os livros: “ Cara ou Coroa= Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Parlamentarismo, Presidencialismo e Monarquia”. Escreveu ainda: “ Depois de FHC= Personagens do Cenário Político, que analisam o governo de Fernando Henrique Cardoso e Apontam Alternativas para o Brasil”.

Prêmios:

Dentre os prêmios que Álvaro Pereira recebeu, estão: “ A Grande Medalha da Inconfidência “, “ A Medalha Santos Dumond”, que lhe foram conferidas pelo governo do Estado de Minas Gerais e “ A Medalha Ordem do Mérito Legislativo”, concedida pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação