MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALMIRANTE


Henrique Foréis Domingues trabalhou e foi muito importante nos meios de comunicação do Brasil. Usava o nome de Almirante. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro de 1908. Era bastante eclético.Foi cantor, apresentador, compositor. E foi tão considerado, que era cognominado: “A mais alta patente do rádio no Brasil”.

Começou sua carreira musical em 1928, no grupo:”Flor do Tempo”, que era formado por estudantes do Colégio Batista. do bairro da Tijuca, no Rio.Além de Almirante, que era cantor e pandeirista,formavam o grupo: Braguinha, Alvinho e Henrique Brito. Em 1929, eles foram convidados para gravar um disco pela gravadora Parlaphon, que era subsidiária da Odeon. Foi quando resolveram contratar um violonista do bairro vizinho,que era a Vila Isabel. O nome desse violonista era Noel Rosa.O grupo foi rebatizado de” Bando dos Cangarás”. nome inspirado numa lenda paranaense, que conta a história de um grupo de pássaros, os cangarás, que gostam de cantar em grupo. O bando existiu até 1933, mas Almirante resolveu continuar sozinho.Era cantor e cantava músicas de carnaval com muita graça.gravou músicas que fazem sucesso até hoje e são clássicos da música brasileira, como :”O Orvalho vem Caindo”; “Yes , Nós temos Bananas”. “Touradas de Madri”, entre outras. Almirante foi autor de: “Na Pavuna”, uma das principais músicas carnavalescas até os dias de hoje.

Almirante era homem culto. Possuía uma enorme biblioteca e a maior discoteca da época.

Em 1951, Almirante escreveu a primeira biografia sobre Noel Rosa, pois ele era produtor de programas da Rádio Tupi do Rio de Janeiro,em que a cada semana falava sobre um artista diferente. E assim, ele que conhecia bem Noel, escreveu sobre ele.De 1952 a 1953, publicou na “Revistada Semana”, a “Vida de Noel Rosa”, em capítulos Em 1963, a editora Francisco Alves, lançou o livro com o mesmo título.

Os maiores sucessos de Almirante, além dos títulos citados acima, são: “Eu Vou Pra Vila”; “Já Não Posso Mais”;”O Orvalho Vem Caindo”; “Deixa a Lua Sossegada”;”Pensei Que Pudesse te Amar”;”Vida Marvada”; “Apanhei Um Resfriado”; “Não Sei Dizer Adeus”;”Marchinha do Poeta”;”Vivo Cantando”;”Hino Do Carnaval Brasileiro”;”Minha Fantasia”;”Tarzan”;”Minha Fantasia”;”Qual Será O Score, Meu Bem?”.”Amor Em Excesso”;”Menina Oxigenê”, e muitas outras.

Almirante escreveu músicas e cantou ininterruptamente,de 1928 a 1951. E ele veio a falecer, sempre na sua cidade do Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1980. Foi sempre considerado pelos antigos, como o maior nome do rádio brasileiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação