MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALICE-MARIA REINIGER


O nome completo da grande jornalista brasileira Alice Maria é Alice Maria Reiniger. Ela nasceu em 31 de janeiro de 1945.

Alice Maria começou a trabalhar na TV Globo, em 1966, logo após a inauguração de emissora, como estagiária. Esteve presente em praticamente todos os momentos importantes do jornalismo da Rede Globo.

Em 1969, quando da criação daquele que veio a ser o maior jornal televisão, o programa: “ Jornal Nacional”, lá estava Alice Maria atuando firmemente. Este foi, como todos sabem, o primeiro programa jornalístico exibido em rede nacional.

Em 1973, Alice Maria passou a exercer o cargo de diretora de telejornais da TV Globo. Ela era responsável pelas notícias veiculadas, pelos perfis editoriais, pela preparação dos repórteres, etc. Foi ela quem acompanhou as mudanças do formato das reportagens, e das inovações tecnológicas.

O incêndio da emissora, que aconteceu em 1976, no Jardim Botânico, teve a presença de Alice Maria. Pois a emissora ficou apenas poucos instantes fora do ar, graças a algumas atitudes da jornalista. O incêndio começou às 13 horas, estando no ar o telejornal “ Hoje”. Ela providenciou para que as imagens fossem então geradas em São Paulo. E imediatamente ela própria viajou àquela cidade, para que o “Jornal Nacional” fosse organizado e saísse perfeito. Levou consigo um filme, onde aparecia o incêndio gravado. Foi um trabalho brilhante.

Em 1982, Alice Maria arregimentou, para a cobertura das eleições para governador dos estados,( o que aconteceria pela primeira vez após o regime militar), 25 mil profissionais de todo o país. Eles tinham que fazer as coberturas, divulgar os números, a realização das análises, as entrevistas, as reportagens. E tudo saiu perfeito.Outros importantes momentos políticos brasileiros tiveram o emprenho da jornalista. Citemos: a campanha das Diretas, a eleição de Fernando Collor de Mello,e outros.

Mas em 1990,Alice Maria e Armando Nogueira deixaram seus cargos e se despediram da emissora ,após 24 anos de trabalho.Alberico de Souza Cruz assumiu a direção da Central Globo de Jornalismo. Mas ele saiu, quando se deu a entrada de Evandro Carlos de Andrade para a Rede Globo, para a direção geral do setor jornalístico. E este novamente chamou Alice Maria, desta vez para dirigir a Globo News, primeiro canal de notícias 24 horas no ar. E a jornalista aceitou o desafio, para organizar tudo a partir do zero.

Criou programas especiais, como o : “ Milênio”; o “ Espaço Aberto”; o “ N de Notícias”. E o canal foi se tornando um espaço para formação de novos talentos no jornalismo, além da soma de nomes de profissionais já tarimbados.

Quinze dias apenas após sua estréia, a “ Globo News”, teve que cobrir a queda do Folker 100, da TAM, no bairro do Jabaquara, um dos mais graves desastres aéreos acontecidos em São Paulo. A “ Globo News” cobriu tudo. O seqüestro do onîbus 174, do Rio, em 2000,também foi outro momento marcante.O atentado às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, também teve cobertura completa da emissora brasileira. A guerra do Afeganistão, a guerra do Iraque, tudo pode ser acompanhado sempre pela nova emissora jornalística. Ainda, a morte da princesa Diana, a guerra do Kossovo, as eleições americanas, em 2000 e a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, no Brasil,em 2002.

Em 2009, Alice Maria assumiu a Diretoria de Desenvolvimento de Programas Especiais, com a responsabilidade de supervisionar programas jornalísticos voltados para a Responsabilidade Social, assim como os produzidos pela Fundação Roberto Marinho- Globo Educação, Globo Ecologia e Globo Ciência.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação