MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALICE GONZAGA


Alice Gonzaga Assaf nasceu no Rio de Janeiro em 27 de outubro de 1934.

Produtora, diretora e psquisadora, ela é filha do cineasta carioca Adhemar Gonzaga, que fundou em 1930, a Companhia Cinematografica Cinedia, que foi uma das principais produtoras do País.

A Cinédia realizou obras primas do cinema brasileiro como “O Ébrio” de Gilda de Abreu; “Lábios Sem Beijo” de Humberto Mauro; “Alô Alô Carnaval” de Adhemar Gonzaga; “Ganga Bruta” de Humberto Mauro e “Bonequinha de Seda” de Oduvaldo Vianna, entre muitos outros.

Com a morte do pai, Alice Gonzaga assumiu cuidar do legado da Cinédia e restaurar todos os longas e curtas dirigidos ou produzidos pelo pai.

Alice Gonzaga dirigiu os curtas-metragens “Memórias de Carnaval”, premiado no Festival de Cinema de Brasília, e “Folia“. Tambem publicou os livros “50 anos de Cinédia”; “Gonzaga por ele mesmo” e “Palácios e poeiras – 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro”, a mais completa pesquisa sobre a história da exibição de cinema na cidade.

Em 1996, ganhou, como representante da Cinedia, o Premio Oscarito do Festival de Cinema de Gramado,no Rio Grande do Sul.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação