MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALEXANDRE AVANCINI


Alexandre Avancini é diretor e produtor da televisão brasileira. Também atuou em filmes. Ele é filho do grande diretor Walter Avancini, um dos pioneiros da televisão brasileira e que marcou seu nome como diretor e criador de grandes obras televisivas. Alexandre tomou contato com a televisão desde menino. Mas quis se dedicar só à direção.Não quis começar como ator, como o pai.Seu nome atualmente marca asgrandes novidades das novelas de televisão.

Em 1994, Alexandre Avancini estava na Rede Globo da Televisão, como diretor. Realizou a novela:”Pátria Minha”.Ainda no mesmo ano dirigiu:”Quatro por Quatro”. Em 1995, até 1996 foi diretor de:”História de Amor”.Ainda em 96,dirigiu:”Anjo de Mim”. Em 97, sempre na Rede Globo, dirigiu “Por Amor”. Em 99:”Suave Veneno”, quando seu nome já aparecia nos créditos como diretor geral. Em 2000:”Uga-Uga”, também foi diretorgeral. Em 2002, foi diretor geral da minissérie:”O Quinto dos Infernos”. Nesse mesmo ano foi diretor geral da novela: “Coração de Estudante”. E em 2003, de”Kubanacan”.

Foi nesse momento que a carreira de Alexandre Avancini deu um grande salto. Ele passou para a Rede Record de Televisão e foi ser diretor geral da novela que o marcou como grande diretor. Foi quando dirigiu a novela:” Prova de Amor”, em 2005. A seguir, um grande sucesso, que foi a novela:”Vidas Opostas”. E depois a criativa e original:” Caminhos de Coração”, sucesso pelas novidades de Avancini, na criação dos inúmeros mutantes que aparecem com deformação de dentes, bocas, corpos, etc. A novela impressionou tanto, que foi dada continuação a ela, com o nome de: “Os Mutantes”.

Alexandre Avancini, segundo os atores, tem um jeito de dirigí-los de forma educada e carinhosa. Disse Babi Xavier:”Eu ainda não sabia nada, mas tive dele toda a atenção e carinho. Não vou jamais esquecer sua generosidade”.Alexandre Avancini é pai de Valentina, nascida de seu primeiro casamento e de Enrico, nascido de sua união com Nanda Ziegler.

Por sua extrema criatividade, Avancini recebeu os prêmios de Melhor Diretor em 2007, pela Revista Contigo e também de Melhor Diretor em 2008, pela mesma Revista Contigo.

Ainda em 2008, dirigiu a série, escrita por Marcílio Moraes: ” A Lei e o Crime”. Já em 2009, foi diretor de “Promessas de Amor”, também na Rede Record. Depois, foi diretor geral do seriado “A Lei e o Crime” (2009) e da novela “Vidas em Jogo” (2011).

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação