MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALBY RAMOS


O nome completo de Alby Ramos é Albenér Amós de Moura. Ele nasceu na cidade de Ibaiti, no estado do Paraná, em 24 de dezembro de 1951.Ele é ator, diretor , autor e produtor. Atua em televisão, em teatro e em cinema.

Desde cedo queria ser ator e então mudou-se para cidades grandes.

Em teatro:

Foi onde ele mais atuou. Iniciou em 1961 e participou de 45 peças, até 2008. Foi também autor de peças teatrais. Dentre as 45 peças que fez, destacaram-se: “ As Velas Infantis”, em que atuou em 1961; “ João Batista” e “O Rico e o Pobre”, que fez em 65.” Minha Mãe”, de 1966.” Os Discípulos dos Pés Sangrentos” em 67. “ Ele Voltou”, em 68. Em 1972, novamente fez duas peças: “ Cidade Sem Portas” e “ Apague Meu Spot- Light”. Em 1973, atuou em cinco espetáculos: “ Quatro Balazos”, “ Uma Lata Vazia”, “ Em Busca da Terra Prometida”; “ Maria Minhoca” ( de Maria Clara Machado) e “ Natal na Praça”. Em 1974, atuou em 4 peças: “ A Torre em Concurso”,” O Gran Circo Gonzaga” e “ Fuga Para o Egito”. . Em 1975, fez mais 4 peças: “ Dois Palhaços na Lona”, “ Show Circense” ( ele é autor dessas duas peças);” Peteleco Eco” e ainda: “Viva o Cordão Encarnado”. Em 76, fez duas: ‘ Lampião no Inferno “e “Canção de Fogo”. Em 77, mais três: “ Da Lapinha ao Pastoril”;” Dom Quixote de La Mancha” e “ Onde Canta o Sabiá” (de Gastão Tojero); Em 78: “ Era Uma Vez na Erótika” e “ A Revolução dos Patos”. Em 79: “ Nadim Nadinha Contra o Rei do Fuleiró” e “ Fanda e Lis”. Em 1980: “ Via Sacra”, “ Flicts a Cor” e “ Morte Acidental de Um Anarquista”. Em 1981: “ O Menino Maluquinho”( de Ziraldo), “O Pecado Capitalista” e “ Votando na Urninha Delas”.Em 83: “ A Eterna Luta Entre o Homem e a Mulher”( de Millôr Fernandes). Em 84, outra peça de Alby: “Mulheres Já”. Em 85: “ A Vedete do Subúrbio”. Em 87: “ Atrapalhados no Tempo”. Em 1988: “ Hamlet”( adaptação de Millôr Fernandes). Em 2003: “ Tio Vañia”( de Tchecov). Em 2005,( de Alby) : “ Nas Asas da Imaginação “ e em 2008: “ O Presente”( também do próprio Alby) e mais outras.

Em televisão:

Começou em 1977, na TV Educativa. Atuou ainda em várias outras emissoras. Fez as novelas:“ A Conquista”; “ Memórias de Amor”, “ Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “ Corpo Santo”,” Mandacaru”,” Laços de Família”, “ Desejos de Mulher”; “ Belíssima”. “ Paraíso Tropical”, “ Tempos Modernos’.

Fez também seriados e inúmeras peças completas( teatro em televisão). Atuou na TV Tupi, na TV Educativa, no SBT, na TV Bandeirantes, na TV Manchete , na TV Globo e na TV Brasil. Fez 30 participações. Começou em 1974, na TV Tupi.

Principais trabalhos:” O Avarento”, “ O Noviço”,” O Auto da Compadecida”, “O Planeta dos Homens”,” Assim Está Escrito”, “ Bar Academia”, “ Fantasias”, “ A Turma do Pererê”, “ Família Brasil”, “ Zorra Total”, “ Sob nova Direção”, “Chapadão do Bugre”,” Mad Maria”,” Carga Pesada”, “ Capitu” e inúmeros outros.

Em cinema:

Alby Ramos trabalhou em mais de dez filmes. Fez, em 1972: “ Spot Light”. Em 74: “ Os Revoltados”. Em 74 ainda: “ O Casamento”( de Nelson Rodrigues). Em 76: “ Morte e Vida Severina”( de João Cabral de Melo Neto). Em 76 ainda: “Deus Lhe Pague” ( de Juracy Camargo) e “ Essa Freira É Uma Parada”. Em 77; “ Tudo Bem”. Em 78: “ Uma Cama Para Três” . E em 1983: “ A Cavalinho Azul”,( de Maria Clara Machado).

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação