MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALBERTO PEREZ


José Alberto Perez Fernandez nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 18 de maio de 1924.

Formado em Teatro, ele começou nos palcos em 1942, no espetáculo “Como Quiseres” e atuou com destaque em “A Viuva Alegre”; “É Proibido Suicidar-se na Primavera”; “Week-End”; “A Carreira da Zuzu”; “Delicioso Veneno”; “O Barbeiro de Sevilha”; “Romeu e Julieta” e “Gente Honesta”. Também atuou como empresário teatral na companhia Os Artistas do Povo, no final da década de 1940.

Alberto Perez estreou no Cinema em 1946, participando do filme “Sob a Luz de Meu Bairro“. Depois, em 1956, esteve em “Com Água na Boca” e “Fuzileiro do Amor”. Atuou ainda em “O Primo do Cangaceiro”; “Mulheres, Cheguei!”; “O Homem do Sputinik” e “Bom Mesmo é Carnaval”.

Na Televisão, Alberto Perez começou a atuar em 1955, no programa “Espetáculos Tonelux” e fez depois as novelinhas “As Professorinhas”; “A Moreninha” e “Alma Roubada”, além do “Teatrinho TV” e de vários episódios do “TV de Comédia”, todas essas produções na TV Tupi. Em 1969, ainda na TV Tupi do Rio de Janeiro, fez a novela “O Retrato de Laura“. Na mesma emissora ainda esteve em “Enquanto Houver Estrelas”, e em 1970,  fez a novela “E Nós Aonde Vamos?”.

Participou também de vários programas humorísticos, antes de se dedicar a fazer novelas na TV Globo. Em 1967, na TV Tupi, ele atuou e dirigiu programas como “O Riso Mora ao Lado”; “Os Comediantes”; “Show do Golias”; “Café Sem Concerto” e “Central do Riso” e na TV Globo, em 1973, esteve no elenco do programa “Chico City“.

A primeira novela na TV Globo foi “Uma Rosa Com Amor”, em 1973, e depois atuou com destaque em “Senhora”, em 1975; “Vejo a Lua no Céu” e “Duas Vidas”, em 1976; “Obrigado Doutor” e “Plantão de Polícia” em 1981; “Terras do Sem Fim”, em 1982; “A Gata Comeu”, em 1985; “A Viagem” em 1994; “A Próxima Vítima” em 1995; “Explode Coração” e “Quem É Você?”, em 1996; “A Indomada” em 1997 e “Terra Nostra” em 1999.

Alberto Pérez também se dedicou à dublagem, primeiro só como dublador e depois como diretor. Foi diretor da dublagem de seriados americanos importantes exibidos na televisão brasileira, como “Magnum”; “Casal 20” e “Carro Comando”.

Alberto Pérez faleceu em 23 de outubro de 2002, no Rio de Janeiro, aos 78 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação