MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALBERTO CURI


Alberto Curi nasceu em 1926 em Caxambu, cidade do sul de Minas Gerais. Seu nome completo era Adir José Curi. Ele era narrador, locutor e apresentador de rádio e de televisão.

Seu início foi em rádio, na sua cidade natal, quando entrou na vaga de seu irmão Jorge Curi, também locutor, que se transferira para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Mas Alberto Curi também resolveu seguir o mesmo trajeto do irmão e foi para a Rádio Nacional, pois esta era considerada a maior emissora do país. Porém, sete meses depois, Alberto transferiu-se para a Rádio Jornal do Brasil, onde ficou até 1972.

Foi também contratado pela Agência Nacional, do Governo Federal. Nessa Agência transmitiu as mais importantes cerimônias oficiais realizadas no Brasil, com diversos presidentes da República. Foi ele quem leu para todo o país, o famoso Ato Institucional Nº 5 ( O AI 5), que modificou totalmente o regime governamental do Brasil, encerrando a democracia que existia até então.

Alberto Curi também participou de muitos programas de televisão. Fez grandes reportagens, narrou o “Diário de Um Repórter”, lendo as crônicas de David Nasser, fez o ” Programa Flávio Cavalcanti” e vários outros.

Alberto Curi foi diretor da Rádio Tupi , do Rio de Janeiro, e um dos mais laureados locutores e apresentadores do rádio e da televisão do Brasil.

Ele faleceu em sua cidade natal, Caxambu, em 1998. O locutor era irmão do conhecido cantor brasileiro Ivon Curi e do locutor esportivo Jorge Curi.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação