MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALBERT ALCOULOUMBRE


Albert Alcouloubre Júnior nasceu em 5 de abril de 1956, na cidade do Rio de Janeiro. É filho do comerciante Albert Alcouloubre e de dona Maria Júlia Alencar Araripe.

Alberto estudou Jornalismo no Centro Unificado Profissional, uma faculdade experimental, que daria depois origem à Faculdade da Cidade, do Rio de Janeiro. Fez pós-graduação na Coppead, da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ainda estudante, começou a trabalhar em fins de 1976, na Rio Gráfica Editoras. A editora era de Roberto Marinho, que a havia fundado em 1957, e que publicava histórias em quadrinhos, e algumas revistas femininas. Três delas eram bem consideradas: “ Arte Hoje”,” Vela e Motor” e “ Tênis Sport”. Roberto era repórter da “ Tênis Sport” e ele mesmo editava, traduzia textos, fotografava, diagramava e ás vezes fazia reportagens para outras revistas A Gráfica era comandada por Milton Coelho da Graça.

Em 1977, a editora cobriu o centenário de tênis de Wimbledon, na Inglaterra. E o editor da revista, Henrique Coutinho, sugeriu que o jovem repórter fosse atuar como comentarista. Foi a 1ª vez que a TV Globo transmitiu ao vivo torneio de tênis.

Alberto permaneceu na “ Tênis Sport” até 1980, quando a revista deixou de ser publicada. Ele ficou sendo freelancer da Rio Gráfica, até começar a trabalhar no jornal “ O Globo”, que tinha como editor-chefe, o mesmo Milton Coelho da Graça, já seu conhecido. Alberto começou a escrever matérias para o Segundo Caderno, que enfocava cultura, saúde, comportamento.Em 1980, o jornalista enfocou a saúde na cidade de Búzios, ás vésperas do julgamento que ficou famoso, de Doca Street, pelo assassinato de Ângela Diniz. Em 1984, Alberto passou a cuidar do caderno de turismo de “ O Globo”.

Depois Alberto Alcouloumbre deixou o jornal e foi trabalhar na revista “ Vela e Motor”, pelo grupo “ Um Editora”. Depois trabalhou na “ Playboy, da Editora Abril e no “ Jornal do Brasil”.Em 1990, voltou para o jornal “ O Globo”, como editor-assistente do Segundo Caderno.

Em 1985, nas redações foram introduzidos os computadores e abandonadas as antigas máquinas de escrever. Em janeiro de 1993, Alberto comandou matérias importantes, como a invasão do Iraque, pelos Estados Unidos. Menos de dois anos depois, foi nomeado diretor executivo do “ O Globo”. Acompanhou o novo projeto gráfico do jornal, que foi todo modificado em 1995.Depois transferiu-se para a “ Agência- O Globo”. Tornou-se profissional de planejamento, estratégia e gestão.

Em 1996, assumiu o cargo de gerente de produto da CBN- tendo que coordenar as rádios, e cuidar da expansão da rede de afiliadas. Tinha política de redução de custos, lançamento de campanhas publicitárias e viabilizar a CBN, até então deficitária.

Em 2000, Albert Alcouloumbre deixou a CBN e foi trabalhar na CGCOM, respondendo pela imagem institucional da TV Globo, pelo relacionamento com a imprensa, pelo Centro de Documentação e pela área de projetos sociais. É membro do Conselho de Responsabilidade Social da Firjan, Conselheiro do Instituto São Paulo Contra a Violência e da Fundação Abrinq.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação