MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AIRTON RODRIGUES


Airton Rodrigues estava lá. Senão no primeiro dia, mas nos primeiros dias. Alto, simpático, era assessor de Assis Chateaubriand. Mas não tinha pose, pelo contrário, simples, jeitoso, sorridente, fez amizade com todo mundo. E logo se viu que era um repórter diferente. Nãodemorou muito e passou a conversar com as pessoas sobre os programas.Estamos nos referindo à Televisão Tupi e às Emissoras Associadas.
Nascido em Campinas, em 1922, gostava do ambiente, das pessoas, das coisas e o que queria era divulgar, levar para os Diários Associados, aquilo que via na televisão. E que artista não gosta de ser divuldado?
Sua função realmente era de critico de TV. Foi um dos principais críticos do Diário da Noite, um dos jornais dos Associados em São Paulo.Mas passou a serum dos principais nomes da televisão. Respeitado e amado por todos, era de umasimpatia ímpar. E era ativo como o quê. Para o programa: “Almoço com osArtistas”, por exemplo, era ele quem fazia pessoalmente os convitespara as 20 ou 30 pessoas que participariam no programa , aos sábados , na horado almoço. Era ele quem os esperava na porta da Televisão Tupi, e quempessoalmente os conduzia aos estúdios e às cadeiras, previamente selecionadas.Depois, em alguns segundos antes do início do programa, lavava o rosto, asmãos e se preparava para apresentar o programa, sem ter sequer uma dália oureferência nas mãos. Sabia a vida de todos e os tratava como irmãos. Por issoera amado e respeitado.
Foi casado com a atriz Lolita Rodrigues por trinta anos. Eles formavam oCasal 20 da televisão. E com ela apresentou na TV Tupi os programas “Clube dos Artistas” e “Almoço com as Estrelas”, ambos até 1980, quando do fechamento do canal. Posteriormente apresentou o “Almoço com as Estrelas” no SBT. Após a separação do casal, terminou o programa. Ainda apresentaram, ainda que separados na vida real, na TV Tupi, o programa “Os Comunicadores”.Ayrton Rodrigues e Lolita, cujo nome na vida real é Silvia, tiveram umafilha, que hoje é médica e, segundo a mãe, dedica-se muito aos pobres. AyrtonRodrigues, ao se afastar da televisão, morou muito anos na cidade mineira deMachado. Hoje ele é falecido, mas jamais esquecido, pois os programas por elecriados, foram os mais longevos da televisão brasileira.
.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação