MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AGOSTINHO DOS SANTOS


Agostinho dos Santos nasceu em São Paulo, em 06 de janeiro de 1932, tendo sido registrado em 25 de abril do mesmo ano.

Começou a cantar na Radio America da capital paulista e depois se mudou para a Radio Nacional de São Paulo, de propriedade do radialista Victor Costa.

Como cantor, gravou 62 discos em pouco mais de vinte anos de carreira, um número muito expressivo e pouco comum no meio artístico. Estreou na gravadora Star em 1952 e teve uma fase gloriosa tanto na Polydor, como na RGE.

Revelação Musical do Rádio Carioca em 1956, ganhou o premio da Revista do Radio naquele ano. Depois de 2 premios Roquette Pinto de Rádio, é eleito em 1958, o Melhor Cantor da Televisão de São Paulo. ganhando seu terceiro Roquette Pinto com apenas 26 anos de idade.

Ele também chegou a atuar como ator em alguns teleteatros da TV Tupi no final dos anos 1950 e início dos anos 1960 no “TV de Vanguarda”.

Logo depois, por volta de 1966/67, apresentou com sucesso um programa musical na TV Paulista, canal 5 de São Paulo. Depois de gravar clássicos de Dolores Duran, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Agostinho dos Santos participou dos Festivais de Música da TV Globo em 1969 e 1971 e foi uma grande inspiração para o mineiro Milton Nascimento.

Agostinho dos Santos faleceu com apenas 41 anos, vitima de um trágico acidente aéreo no aeroporto de Orly, em Paris, a capital francesa, em 11 de julho de 1973, que vitimou vários outros passageiros brasileiros.

Seus restos mortais foram sepultados na capital paulista, no Cemitério Getshemani.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação