MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AFONSO STUART


Afonso Stuart nasceu na cidade de Oran, na Argélia, em 19 de agosto de 1895.

Seu nome completo era Afonso Tereza Stuart. Seu pai trabalhava em circo. Era ginasta, ator e trapezista. Sua mãe acompanhava o pai. Eles tiveram 14 filhos. Afonso foi o caçula. Estava sempre por ali, ao lado dos pais e dos irmãos. Com isso ganhou qualidades circenses inúmeras. Fazia acrobacias, ao lado dos 13 irmãos. E sua estréia no circo com o público aconteceu em 1905, em Portugal, na cidade do Porto. Estava com 10 anos.

Como sua família viajava muito, aconteceu uma turnê à América do Sul e assim chegaram ao Brasil. Foram contratados pelo Circo Spinelli, em 1908, para uma longa temporada. Afonso Stuart foi então chamado para substituir um cômico, que adoeceu. Ele estava com 13 anos. Passou a ser conhecido como o Palhaço Periquito.

Em seguida foram para a Argentina, mas pouco tempo depois voltaram ao Brasil e então Afonso Stuart formou um grupo de comediantes, “Os Cordonas”. A eles se juntou Oscarito, que foi considerado um gênio do cinema brasileiro. Depois de um tempo, foi convidado para substituir o astro Mesquitinha.

Em 1929, foi para a Companhia de Teatro de Pascoal Segreto. Passou a fazer peças importantes, como “A Verdade Ao Meio Dia”; “Noite de Reis”; ”Misture e Mande” e “Futurismo”.

Em 1930, Stuart viajou a Portugal, com a Companhia de Jardel Jercolis, pai do futuro ator Jardel Filho. Lá fez , entre outras, a peça “Cariocas”, onde fazia um velhinho com muito sucesso.

Em 1935, o ator estreou no Cinema com “Alô, Alô, Brasil”. Entrou depois para a Companhia de Eva Todor, onde ficou até 1954. Foi convidado para um segundo filme, “Coração Sem Piloto”, e só voltou ao cinema em ‘Marujo Por Acaso” . Depois, ao lado de Oscarito, fez “Colégio de Brotos”, em 1956, “O Golpe”,  “Sinfonia Carioca” e “Este Milhão É Meu”.

Na década de 1960, o ator Afonso Stuart participou de vários programas de TV, principalmente humorísticos.

Continuou ainda no teatro e no cinema. Neste último ainda fez ”Os Herdeiros”, em 1970 e “Esta Freira é uma Parada”, em 1977.

Afonso Stuart faleceu em 08 de janeiro de 1990, no Rio de Janeiro, aos 94 anos de idade.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação