MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AFANÁSIO JAZADJI


Filho de Alexandre Jazadji e Elena Jazadji, ele sapateiro, ela dona de casa, Afanásio nasceu em 02 de novembro de 1950, no bairro da Moóca, em São Paulo.Desde cedo sempre teve amor aos seus pais e avós, sendo que seu avô Atanasi Marmar, era considerado um herói da guerra russo-japonesa, o que dava muito orgulho ao garoto.

Além de estudar, e de tentar ganhar alguns trocados como engraxate, na porta da igreja de seu bairro, para poder ir ao cinema, Afanásio percebeu que sua vocação era de comunicador, de locutor, ou coisa parecida. Conseguiu emprego ainda muito garoto, como divulgador de livros e como redator de um jornalzinho de bairro, que era dirigido pelo dono do Bazar Bilu-Bilu, chamado por todos de Zé Estaca Quando lia no jornalzinho os seus escritos, Afanásio sentia uma emoção muito grande e dizia pra si mesmo: “Vou ser jornalista”.começou então em jornal escrito. Nunca , porém deixou de estudar. Fez curso de Administração de Empresas e depois fez um curso de um ano na Academia de Policia. O tempo de menino havia passado e foi concentrando-se nas reportagens policiais.

Achou que o curso da Academia foi o melhor que fez na vida. Conseguiu trabalho na Central de Polícia, que ficava no Páteo do Colégio e tinha a vida lotada, pois foi conseguindo trabalho em vários jornais, para ganhar um pouco mais e ajudar seus pais. Para entrar em rádio teve alguma dificuldade, lutou bastante, e começou num carnaval, como informante de noticias, para a Rádio Jovem-Pan. Mas esse começo o deixou muito animado . Sempre muito caprichoso e esforçado, aos poucos foi conseguindo lugar de locutor e, bem mais tarde de comunicador, isto e’, quando começou a ter programa seu, como âncora, como se diz hoje.

Isso aconteceu só em 1980,quando já estava com 30 anos. Persistente, resoluto, à essa época também havia se formado em Direito pela Universidade católica de São Paulo. Embora tendo repetido alguns anos, tudo pra ele era motivo de alegria, pois achava que conseguia melhorar como profissional e como criatura humana.

Afanásio Jazadji conseguiu por duas vezes entrar para o Livro dos Recordes. Na primeira quando, em seu programa da Rádio Globo, conseguiu reencontrar duas primas que não se viam há 75 anos. Outra vez que foi chamado para o Guiness Book, foi quando, quase involuntariamente ou casualmente, entrou para a política e recebeu o maior número de votos de todos os tempos: 555,138, como deputado estadual.

Daquela data em diante, passou a ser consecutivamente eleito como deputado, sempre com votações expressivas . Mesmo achando que tudo em sua vida acontece quando tem de acontecer, foram deles projetos que se transformaram em lei, e que são muito significativas, na vida de todo o estado, e pode-se mesmo dizer, do país. Ele criou o Projeto-Resgate, que salva um número enorme de vidas. É dele também o Disque-Denúncia , que sofreu muita perseguição, ao ser implantado. Chegaram a chamar Afanásio de criador do Dedo-durismo.

E no entanto hoje, todas as polícias do país utilizam-se desse sistema de localização de criminosos, sem que os denunciantes passem a ter medo de perseguições e perigos. Afanásio Jazadji, por vezes consecutivas, deu entrevistas famosas , em cadeias de emissoras de televisão de todo o mundo. Falou por uma hora seguida no programa:”60 minutos”, na TV Americana, ABC. Falou na CNN, famosa, por sua cobertura da Guerra do Golfo. Falou n BBC-1 da França. Sempre tendo as equipes vindo ao Brasil, para entrevistá-lo.

Afanásio diz que nunca pensou que aquele menino pobre da Mooca, chegasse onde chegou e agradece a Deus, que é pai, por tudo de bom que lhe aconteceu.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação