MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ADRIANA CALCANHOTO


O nome completo da cantora Adriana Calcanhoto é Adriana da Cunha Calcanhoto. Ela nasceu na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 3 de outubro de 1965. É conhecida também por Adriana Partimpim,apelido que ganhou quando menina. Ela é cantora e compositora brasileira. O primeiro instrumento musical que teve foi um violão que lhe deu seu avô. A garotinha logo aprendeu a tocá-lo. Seu pai é o baterista de uma banda de jazz, Carlos Calcanhoto. Sua mãe é bailarina. Sua infância então foi toda ao lado de músicos e artistas. A menina gostava de ler, e interessou-me muito pelo movimento literário Modernista Brasileiro,ficando fã de Oswald de Andrade e de Tarsila do Amaral.

A vida artística profissional de Adriana, começou em Porto Alegre, em bares, como no ” Fazendo Artes” e no ” Porto de Elis”, também na mesma cidade. Adriana também atuou em peças teatrais,e depois lançou-se em concertos, no estilo voz e violão.O seu primeiro disco foi em 1990, na gravadora ” CBS” que foi muito elogiado.Foi então que foi integrada na trilha sonora da novela global ” Rainha da Sucata”, de Silvio de Abreu. E ganhou o ” Prêmio Sharp”, de Melhor Cantora. Seu segundo trabalho foi em 1992, e novamente foi trilha sonora de novela. Desta vez: ” Renascer”, de Benedito Ruy Barbosa. Seu 3º disco teve inovações, com poemas e textos do cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Depois fez o álbum: ” Marítimo” e regravou de Dorival Caymi: ” Quem Vem Pra Beira do Mar”. Foi ainda incluída na novela: ” Torre de Babel”, de Silvio de Abreu.Em 1999, a cantora ganhou o Prêmio ” Faz Diferença”, do jornal ” O Globo”, como: Melhor Disco Infantil,e o Prêmio “Tim”, com o CD ” Adriana Partimpim”. No ano de 2008, a cantora gravou uma seleção de canções da MPB e três de suas gravações foram incluídas em novelas da Globo. Em 2009, lançou o “Adriana Partimpim 2”, novamente voltado ao público infantil.

E em 2011, lança seu décimo álbum de estúdio, totalmente autoral e dedicado ao samba: “O Micróbio do Samba”.

Durante um show de Rita Lee, no Estádio Gigantinho, de Porto Alegre, a cantora apresentou-se com uma capa longa, sobre o corpo totalmente nu e por momentos abria a capa e mostrava-se ao público. Houve um delírio. Dizem também que ela foi namorada de Maria Bethânia.

Adriana Calcanhoto é também escritora, sendo seu primeiro livro: ” Saga Lusa”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação