MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ADERBAL FREIRE FILHO


Aderbal Freire Filho nasceu em Fortaleza, Ceará, em 08 de maio de 1941.

Ele primeiro se formou em Direito, mas já na década de 1950 participava de grupos amadores de teatro. Se muda para o Rio de Janeiro  em 1970 e faz sua estréia nos palcos com o espetáculo “Diário de um Louco” de Gogol.

A estréia como diretor é com o espetáculo “Cordão Umbilical” de Mário Prata em 1972, mas é premiado alguns anos depois quando dirige “Apareceu a Margarida” com Marília Pêra, um belo espetáculo escrito por Roberto Athayde.

Em 1989 ele cria a companhia de teatro Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (CDCE) e ajuda a recuperar o Teatro Gláucio Gil, abandonado pelo governo do Rio de Janeiro.

Grande diretor teatral, ele já dirigiu ícones dos nossos palcos como Osmar Prado, Ary Fontoura, Marília Pera, Wagner Moura e Renata Sorrah.

Atual presidente da SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais), já recebeu os Prêmios Teatrais Shell, Golfinho de Ouro e Mambembe.

Em 2012, apresentou na TV Brasil  do Rio de Janeiro (a antiga TV Educativa),  o programa “Arte do Artista”.

Em 2014, participou da série “Dupla Identidade” de Glória Perez, exibida pela TV Globo.  Ele é casado atualmente com a atriz Marieta Severo.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação