MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ADELSON ALVES


Ele nasceu na cidade de Cornélio Procópio, no interior do Paraná, em 5 de setembro de 1939. È jornalista, radialista, e produtor. É autodidata como jornalista.

Sua vida:

A família de Adelson, muito pobre, é composta por agricultores, originários do interior de Minas Gerais. Mas o pai, Antônio Damasceno Alves, chegou a ser vereador, na cidade de Congonhas, distrito de Cornélio Procópio, onde passou a morar e onde Adelzon nasceu.

Adelson, desde cedo , gostava de arte,e cantava. O pai admirava as bandas de música da cidade e o menino também. Um irmão de seu pai começou então a levar o menino para assistir as preparações das bandas, para as festas da cidade , principalmente as festas de Folias de Reis, e mais tarde o levava para cantar nos programas radiofônicos infantis. O menino adorava e todos gostavam de ouvi-lo. Adolescente , participava também das festas da escola .

Adelson cantava em programas da rádio de Cornélio Procópio. Além de cantar, o garoto prestava atenção em várias coisas da rádio, fazia uma análise das músicas, das letras, das preferências musicais, etc.

Tinha 19 anos quando resolveu que seria radialista , em Cornélio Procópio e sua preocupação, desde sempre, foi prestigiar a música e a cultura brasileira.

Em 1962, transferiu-se para Curitiba, capital do estado. Foi trabalhar na Rádio Guauiracá e depois Rádio Cruzeiro do Sul. Ali ficou amigo de pessoas influentes e interessadas, como ele, na cultura musical brasileira.

Em 1964,Adelson foi para o Rio de Janeiro. Entrou na Rádio Globo , como locutor noticiarista, em programas como: “ O Seu Redator Chefe” e “ O Globo no Ar”. Foi também locutor comercial do programa de Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Adelson prestava muita atenção às músicas, ao gosto musical vigente e nos grandes cantores da época, como: Nara Leão, Zé Keti. Eliseth Cardoso e outros. Viu surgir a bossa nova.

Logo, em 1966, teve seu próprio programa: “ Amigo da Madrugada”, que ia ao ar na Rádio Globo, da meia noite às 4 da manhã; Fez contato e depois amizade com: Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho,Zagaia, Silas de Oliveira, D. Ivone Lara, Geraldo Babão, Djalma Sabiá,Paulinho da Viola, Martinho da Vila e outros. Procurava sempre abrir espaço para compositores e cantores do morro.

Nos anos 70, incentivou e divulgou grandes sucessos da música popular, como: “ Foi um Rio que Passou na Minha Vida”, de Paulinho da Viola. “ O Pequeno Burguês”, de Martinho da Vila e outros. Adelson os aconselhava, os orientava. Por causa disso foi convidado para ser produtor de cantores importantes como: Clara Nunes, João Nogueira, Dona Ivone Lara e outros. E divulgou cantores como: Alcione,Jorge Aragão,Bezerra da Silva,Zeca Pagodinho.

Fez um programa com Jackson do Pandeiro,.no início dos anos 70 e aqueceu a música nordestina, divulgando Luiz Gonzaga, entre outros.

Ele ficou oito anos com o programa no ar. Ficou até 1990.

Em 1982, passou a apresentar o programa: “ Fole e Viola”, na Rádio MEC, divulgando músicas regionais do Amazonas ao Rio de Janeiro. Na mesma emissora, apresentava ainda o programa: “ MPB de Raiz”.

Em 2000,Adelson Alves recebeu da Câmera dos Vereadores do Rio de Janeiro o título de “ Cidadão Carioca”, votado por unanimidade da casa.

Em 2005, seu programa na Rádio MEC foi considerado de inquestionável popularidade e caráter visionário. Atualmente(2013) ele está na Rádio Nacional.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação