MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ADELAIDE CHIOZZO


Adelaide Chiozzo nasceu em 8 de maio de 1931, no bairro do Brás em São Paulo onde viveu até os 15 anos.

Nessa época aprendeu sozinha a tocar o acordeom que o pai ganhara e se aventurou em programas de rádio. Mudou-se para o Rio e na então capital federal participou do programa “Papel Carbono”, de Renato Murce. Fez sucesso e foi contratada pela poderosa Rádio Nacional, onde permaneceu durante 26 anos.

Em 1946 começou no cinema em “Segura Esta Mulher”, dirigida pelo mestre Watson Macedo, o maior nome das chanchadas ao lado de Carlos Manga e de quem se tornou musa, ao lado de Eliana. A partir daí, Adelaide Chiozzo participou de um filme atrás do outro. Sempre com seu acordeom, fez parceria com Eliana em várias produções. O publico da época adorava. Os cinemas ficavam lotados. Todos queriam conhecer mais de perto os artistas da Era do Rádio. As chanchadas da Atlântida, e de outros estúdios, caíram no gosto popular. Nos anos 40 e 50 a tv era apenas um sonho.

Adelaide atuou em vários clássicos, como “Esse Mundo é Um Pandeiro”, “Carnaval no Fogo”, “O Petróleo é Nosso” e “Aviso Aos Navegantes”, onde interpreta um de seus maiores sucessos como cantora: “Beijinho Doce”. Com o declínio das chanchadas, Adelaide passou a se dedicar integralmente à sua carreira de cantora e compositora. Quando, em 1979, o novelista Bráulio Pedroso levou o mundo das chanchadas para a novela ‘Feijão Maravilha’, na Globo, o cast da Atlântida se reencontrou: Adelaide, Eliana, Anselmo Duarte, Grande Otelo, Ivon Cury, Heloisa Helena, José Lewgoy, entre outros estiveram no elenco. O publico mais jovem descobriu Adelaide. Na Globo ela fez também “Cambalacho” e “Deus nos Acuda”.

Adelaide segue sua carreira musical, fazendo shows pelo Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação