MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ABRAHAM MEDINA


Abraham Medina nasceu em Belém, capital do estado do Pará, em 16 de dezembro de 1916. E faleceu no Rio de Janeiro, em 29 de agosto de 1995. Era empresário e patrocinou vários programas de rádio e de televisão.

Abraham Medina era judeu sefardita.. Ele não só patrocinou programas, como lançou muitas vedetes para os teatros de revista, como atores para teatro e rádio. Era conhecido como produtor cultural do Rio de Janeiro. Ele sempre quis transformar o Rio num centro turistico e cultural, que atraísse todo o mundo e para isso precisava realizar muitos eventos.

Mas sua história foi de muito trabalho . Nasceu no norte do Brasil. Mudou-se com a família, para o sul, quando estava com apenas dois anos Estava com apenas dez anos, quando o pai já o colocou para trabalhar como técnico de piano. Era esse o ramo de atividade do pai. O tio de Abraham, o senhor Samuel Garson era dono daCasa Garson, que vendia rádios. E que criou os rádios” Capelinha”, que possuía alto falante separado, uma criação dele. Esse tio abriu a loja: “ Rei da Voz”, título que deu, em homenagem ao grande cantor Francisco Alves, assim conhecido. A primeira loja: “O Rei da Voz”, ficava na Avenida Gomes. Freire. Além de vender aparelhos, a loja consertava, reformava pianos. O senhor Samuel era líder de vendas,pois abriu várias filiais e começou a vender também a ”linha branca”, geladeiras, etc, artigos que eram luxo, à época..

Com a intenção de vender mais rádios e eletrodomésticos, Abraham Medina investia em “ reclames”( propagandas em rádio). Associava os programas aos produtos, o que era bastante inteligente. Começou por patrocinar, na Rádio Nacional, um programa dominical. com o cantor Francisco Alves. No auditório dessa emissora de rádio, passaram depois outros cantores importantes, como Orlando Silva, Sílvio Caldas, etc

E assim ele faturava mais, e seus programas prosseguiam.

Abraham Medina é pai do empresário Roberto Medina.

Abraham Medina faleceu no Rio de Janeiro, quando estava com 79 anos de idade. E seu exemplo foi seguido por muitos radialistas, que aprenderam muitas coisas com ele.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação