MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ABDIAS NASCIMENTO


Abdias Ferreira do Nascimento nasceu na cidade de Franca, interior de São Paulo, em 14 de março de 1914.

Foi um lutador pela causa dos afro-descendentes. Lutou sempre pela causa dos negros, pois era negro, filho de uma doceira e um sapateiro. Conseguiu estudar e graduou-se em Economia, pela Universidade do Rio de Janeiro, em 1938.

Em 1944, fundou no Rio, o Teatro Experimental do Negro, com o qual rompeu a barreira da atuação de negros em teatro no Brasil. Ao viajar, certa vez, chocou-se muito ao ver um ator branco pintado de negro, por preconceito contra atores negros.

Foi ator, tendo atuado nas peças “Othelo” e “Perdoa-me por me Traíres”, entre outras.

Organizou a Convenção Nacional do Negro em São Paulo e no Rio, em 1945 e 1946, respectivamente e o 1º Congresso do Negro Brasileiro, no Rio, em 1950.

Entre 1949 e 51, publicou o jornal “Quilombo”, e em 1967, concluiu a pós-graduação em Estudos do Mar. Em 1968, fundou o Museu da Arte Negra, no Rio de Janeiro. Partiu para o exílio nos Estados Unidos e lá foi professor universitário. Participou de eventos internacionais e do 2º Festival Mundial de Artes e Culturas Negras e Africanas, em 1977.

Em 1980, voltou ao Brasil e ajudou a fundar o PDT. Um ano depois, fundou o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros. Elegeu-se deputado federal e apresentou projeto da criação de cotas de 20% para negros em repartições públicas, mas seu projeto não foi nunca apreciado.

Entre 1991 e 1994, foi secretário extraordinário de estado de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (SEAFRO). Foi eleito senador da República, em 1991. Em 1999, foi eleito secretário de estado de Direitos Humanos e da Cidadania, do Rio de Janeiro. Recebeu o título de Doutor Honoris causa da Universidade do Estado de Rio, da Universidade Federal da Bahia e da Presidência da República, em 2004.

Estava com 90 anos, quando foi aclamado o maior brasileiro na luta pelos direitos dos negros. Foi dele a idéia de instituir o Dia da Consciência Negra no Brasil.

Escreveu vários livros e foi casado com a atriz Léa Garcia, com quem teve dois filhos.

Abdias Nascimento faleceu em 24 de maio de 2011,no Rio de Janeiro, aos 97 anos de idade, de causas naturais.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação