A novela levada a sério

Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e em História pela USP, Ismael Fernandes foi repórter, editor e colunista de televisão e escreveu em 1982 o livro “Memória da Telenovela Brasileira”, a primeira obra a catalogar todas as novelas diárias exibidas pelas emissoras brasileiras até então, bem como seus elencos e diretores.

Na época era a única obra sobre ficção seriada não somente no Brasil, mas também na América Latina. A crítica assinala que Ismael foi o primeiro pesquisador a se preocupar com a dimensão histórica da telenovela brasileira, sem vergonha de estudar um gênero de ficção até então considerado menor.

Mesmo com o surgimento de muitos outros livros e de sites especializados, “Memória da Telenovela Brasileira” segue como referência para quem busca informação correta sobre o mais criativo e longevo gênero da nossa tv.

Ismael nos deixou em 1996. Uma nova edição, atualizada, seria bem recebida pelo público.E seria uma homenagem ao autor. A Pró-TV apóia.

M.A.Z / 30-07-16